GERAL

Tudo pronto para a 29ª Romaria da Terra, na Paraíba

Romaria da Terra, na ParaíbaA 29ª Romaria da Terra, na Paraíba, promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), será realizada com início na madrugada de sábado (7) e terminará no domingo (8), com presença de religiosos, trabalhadores rurais, professores, estudantes, representantes de diversas entidades civis organizadas, além da  participação do deputado estadual Frei Anastácio e do Arcebispo da Paraíba, Dom Delson. A romaria começa na Igreja Matriz de Pilar e termina na Igreja Matriz de São Miguel de Taipu, no Agreste Paraibano, com um percurso de oito quilômetros de caminhada.

O deputado Frei Anastácio registrou a realização da romaria, na Assembleia Legislativa, e fez um convite para a população. “Quem quiser participar é só se dirigir até a Igreja matriz de Pilar. A partir das 20h, haverá acolhida às comunidades, e às 22h, celebração Eucarística em praça pública. Estaremos de braços abertos para receber a todos”, disse.

Este ano, o tema da Romaria é “És lutador enviado do senhor, dos ameaçados tu és defensor”. O lema adotado é “Do ventre da mãe terra, a vida grita por liberdade”. Frei Anastácio destacou que este ano, a romaria estará fazendo uma homenagem ao padre João Maria, que está completando 50 anos de ordenação e de compromisso com a causa dos camponeses.

“O tema da romaria e o lema foram escolhidos fazendo referência à luta e dedicação de Padre João. Sua vida é totalmente disponível a serviço do povo de Deus. Ele atua especialmente da região Agreste, onde os camponeses e camponeses sofrem diversas ameaças, perseguições por parte de capangas, e sempre esteve ao lado de companheiros que foram martirizados por defender a causa do evangelho. Atualmente, no Agreste é a área de maior violência no campo na Paraíba”, disse o deputado.

Quem é padre João?

Padre João Maria nasceu em 24 de dezembro de 1942, é natural da cidade de Gozo uma das três ilhas de Malta. Chegou ao Brasil de navio no Rio de Janeiro no dia 07 de novembro de 1963, com 21 anos de idade ainda como jovem seminarista missionário.

Em seguida veio para o Nordeste onde em Recife concluiu os estudos no seminário regional de Olinda.  Vindo para o estado da Paraíba, sua ordenação presbiteral aconteceu no dia de seu aniversário, sendo ele o primeiro Padre ordenado por Dom José Maria Pires, no dia 24 de dezembro de 1967, na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves em João Pessoa.

“Seu trabalho rendeu essa homenagem, e a Romaria da Terra será de muita alegria para nós. Isso marcará o início das comemorações em ação de graças pelo dom da vida de Padre João Maria, que no dia 24 de dezembro deste ano, completará 50 anos de ordenação presbiteral. Estaremos numa noite de muita oração para poder pedir forças e proteção para esse povo de Mogeiro, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu, e todos dali”, disse.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo