TRT da Paraíba lança programa ‘Empregabilidade na Diversidade’ voltado para a população trans
No Mês da Diversidade, Regional anuncia programa que promove habilitação profissional com foco no trabalho seguro e digno para esta parcela da população
O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), com a missão de promover trabalho seguro e digno para todos e em busca de promover justiça social, anuncia o lançamento do Programa Empregabilidade na Diversidade, criado por meio do Ato TRT13 SGP N.º 033, de 27 de janeiro de 2023. O objetivo é inserir a população trans no mercado de trabalho, tendo em vista as barreiras e preconceitos que esta parcela da população enfrenta diariamente. A primeira turma passará por uma etapa de acolhimento a partir do próximo dia 26 de junho, no edifício-sede do TRT-13, no turno da tarde.
Ao longo dos próximos dois meses, 20 mulheres e homens trans selecionados em parceria com instituições que atuam em prol deste público participarão de uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. No dia 26 de junho, a atriz e gestora do Teatro Ednaldo do Egypto Letícia Rodrigues conversará com os participantes sobre a vivência de uma pessoa trans no meio artístico. No dia 28, ela apresentará o espetáculo “Gisberta”.
Ao longo da programação, participarão consultores de empresas especialistas em diversidade e inclusão do mundo empresarial, atividades com psicólogos, aulas de oratória, palestras sobre trabalho seguro, além de cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia e hotelaria, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), respectivamente.
A ação é desenvolvida pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros). A coordenadora Jamilly Cunha enfatiza que esta é apenas uma etapa inicial. “Esta é a primeira edição de um programa que pretende ser permanente. A ideia é estarmos atentos às demandas do mercado de trabalho, mas sem perder de vista a formação humanizadora. É um público marcado pelo preconceito, pela discriminação, que lida diariamente com muitas dores. No entanto, queremos que essa formação sirva para que eles tenham em vista o esperançar, esse ato de ter esperança enquanto verbo, de enxergarem possibilidades de futuro”, enfatizou.
O Programa Empregabilidade na Diversidade se insere no conjunto de ações promovidas pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. No ano de 2023, o tema proposto pelo referido programa foi “Democracia e Diálogo Social como ferramentas para construção de meio ambiente de trabalho saudável e seguro”.