Tributo ao Coletivo Anumará em folheto de cordel abre programação de outubro
O cordelista Fábio Mozart lançará seu folheto “Cordel para o Coletivo Anumará” no dia 4 de outubro, primeira quarta-feira do mês, às 16 horas na sala do grupo, no segundo andar do Shopping Sul em João Pessoa.
A publicação é a 45ª do autor pernambucano radicado na Paraíba há mais de meio século, que já foi premiado pelo Ministério da Cultura pelo cordel “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel, em 2010. O novo folheto é uma espécie de reconhecimento pela cortesia do coletivo Anumará, que abriu espaço para a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual Mozart é presidente. “O folheto cita as pessoas que integram esse grupo de guerrilheiros culturais do bairro Bancários, responsáveis pelo ponto de cultura, destacando, entre outros, Ivaldo Gomes, Maria Valéria Rezende, Quelino Sousa, Lu Maia, Lau Siqueira, Clareana Cendy e Chico Noronha”, informou Fábio Mozart. A obra tem capa de Sérgio Ricardo Santos e produção da DSCOM – Agência de Comunicação.
No dia 4 de outubro, além do lançamento do folheto, acontecerá a Feira de Cordel da Academia de Cordel do Vale do Paraíba no Coletivo Anumará, com sarau pelos poetas Merlânio Maia, Dalmo Oliveira, Claudete Gomes, Robson Jampa, Raniery Abrantes, Annecy Venâncio, Bento Filho e outros cordelistas declamadores. Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.