CINEMA

Três festivais paraibanos de cinema abrem inscrições para curtas-metragens

O 12° Cine Congo, o 6° Cine Paraíso e o II Cine das Almas já estão com inscrições abertas para filmes de curta-metragem. A fusão de dois deles resultará II Semana do Audiovisual do vale do Paraíba no mês de março

No ano de 2024, a Paraíba terá o maior número de festivais da sua história, graças ao edital da Cagepa, exclusivo para festivais de cinema e aos recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretária de Estado da Cultura da Paraíba e Governo Federal. Mas a iniciativa de abnegados sonhadores – que tiveram a disposição de realiza-los sem apoio da administração público – e graças ao entusiasmo de colaboradores militantes da cultura fizeram do estado uma referência em festivais de cinema.

O 12° Cine Congo, o 6° Cine Paraíso e o II Cine das Almas já estão com inscrições abertas para filmes de curta-metragem. A fusão de dois deles resultará II Semana do Audiovisual do vale do Paraíba no mês de março: de 11 a 13, acontece o II Cine das Almas de Itabaiana e de 14 a 16 terá lugar o 6º Cine Paraíso em Juripiranga. O organizador do Cine das Almas, o ator e produtor cultural Edglês Gonçalves, informou que a fusão dos dois festivais ocorreu quando soube que o cineasta, produtor cultural e fotógrafo João Paulo Lima também tinha a mesma ideia de fundir os festivais por se tratar de cidades próximas.

Uma curiosidade do festival em Itabaiana é que as sessões serão realizadas no local onde funcionava um motor a diesel que gerava luz para a cidade e que hoje é chamado de Taberna Cultural, no Centro, um local que traz luz cultural à cidade. Já em Juripiranga vai ser o Clube Municipal onde em outros tempos aconteciam as festas tradicionais da cidade. Ambos festivais serão realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretária de Estado da Cultura da Paraíba e Governo Federal.

Também com inscrições abertas, o CineCongo, criado e coordenado pelo cienasta Dhiones do Congo, é um festival audiovisual que acontece na pequena cidade do Congo, região do Cariri. O evento entrou em quarentena por alguns anos em decorrência da Pandemia da Covid-19 e também pela falta de orçamento. O CineCongo volta agora (de 08 a 13 de abril) com a sua décima segunda edição, exibindo um amplo painel de produções cinematográficas, local, regional e nacional.

O festival é composto por quatro mostras de filmes: Cariris, Paraíba e Nacional, além de uma mostra dedicada a vídeo clipes de bandas paraibanas. Em 2024, o festival terá seis dias de muita arte e cultura popular de forma gratuita e democrática, em espaços públicos do município. Música, dança, teatro, gastronomia, feira de artesanato e passeio ecológico estão dentro da programação do festival de cinema.

Blog do festival CineCongo:

https://cinecongo2018.blogspot.com/p/blog-page_9793.html.

Formulário para inscrições dos filmes:

https://forms.gle/b7DwdARHkP9VXKaFA

Inscrições do Cine das Almas

https://forms.gle/TyGNTzxWNxrXeKoi7

Contatos:

Cine Paraíso/ João Paulo: (83) 98756-3636

Cine das Almas/Edgês Gonçalves: (83) 99645-8857

CineCongo/Dhiones do Congo (83) 99908-2888

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo