TOCA DO LEÃO

Tijolinhos do Mozart

O Tenente Edson Gomes, da PM da Paraíba, foi o primeiro leitor do meu livro de versos curtos “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito”. O livro foi lançado em 2020 e ainda tenho exemplares no estoque. Alguém chegou a afirmar que este é o melhor livro de haikai publicado na Paraíba, e este alguém sou eu, um rapaz muito humilde. Tenente Edson Gomes tem afinidades comigo: é cordelista, radialista comunitário e defensor dos direitos humanos. Uma figura de alto nível moral. Só tenho leitor desse padrão!

O mestre em Comunicação (UFPE) Dalmo de Xangô começou nova caminhada em busca de um novo título acadêmico, desta vez no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. O jornalista paraibano inicia nesse mês as primeiras aulas como aluno especial no campus de Lagoa Nova, na capital potiguar.

Prefeita de Mari, Lucinha da Saúde, pode perder o mandato. A gestora é acusada de praticar abuso de poder econômico e político, além de compra de votos e assédio eleitoral.

A agenciadora da compra de votos para a prefeita, segundo os autos, é a vereadora Vania de Zu. Vania teria doado uma motocicleta Honda POP 100, de cor preta, ano 2009, com todos os documentos e chave, com o objetivo de garantir votos para si e para a prefeita. O eleitor que ganhou a moto se arrependeu, quis devolver, mas acabou ficando com o presente. Votou contra e ainda testemunhou no processo. Pense num traíra!

Hoje é o Dia do Prefeito. Deveria ter o Dia do Babão do Prefeito. Conheci um rapaz que louvava o prefeito quando chovia e quando fazia sol. “Meu prefeito manda sol para quem tá com frio e chuva pra quem tá com calor! Melhor gestão do universo!”

Dia 28 de abril, o agitador cultural Sérgio Ricardo Santos voará pra Brasília, onde representará a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e a Rádio Comunitária DiarioPB no ato de 1° de maio que a CUT tá organizando.

Sérgio Ricardo visitará a Rádio Comunitária Esplanada, dirigida pelo poeta José Soter. Essa rádio é quem retransmite o programa Rádio Barata no Ar em Brasília.

Felipe Lima é ator e coreógrafo, diretor da Companhia de Teatro Abre-te Sésamo em João Pessoa. Ele convida atores e atrizes para o espetáculo “Paixão de mãe”. Os ensaios serão realizados no Teatro Lima Penante e no Centro de juventude de Mangabeira. Contato: 98746-1167.

Poeta Dom Antonio Joaquim Alves será empossado na Academia de Letras e Artes do Nordeste na Paraíba. O patrono é Otacílio Batista. Dom Antonio Joaquim Alves é o poeta e pintor Thiago Alves.

Academia Solanense de Letras prestará homenagem ao poeta Gilberto Baraúna em 23 de abril, no Grêmio Morenense. Baraúna receberá diploma de honra ao mérito cultural e terá seus trabalhos expostos e declamados durante a festa. Pela manhã e à tarde, Baraúna dará oficina de cordel para jovens solanenses.

Gilberto Baraúna, conhecido também como Sargento Baraúna, é um dos mais produtivos cordelistas da região, parceiro de Fábio Mozart na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, autor de mais de 50 títulos de cordel.

Quando meu time foi campeão em 1995, prometi sair nu na rua e, realmente, desfilei pelado. Cumpri a promessa. Colega meu, um tal de Zé Caveira, ficou de desfilar comigo balançando os documentos, mas não teve coragem. Mandou dizer que estava menstruado.

Segundo a revista britânica “The Economist”, devido à má qualidade, a educação brasileira avançou um pouquinho. Saiu do grau de “desastroso” para atingir o “muito ruim”.

Estão vendendo ovos de coelhinhos da Páscoa geneticamente modificados.

Quem lê os Tijolinhos do Mozart é o radialista Eraldo Luiz, da Rádio Integração do Brejo em Bananeiras. Um salve pra Eraldo Luiz Braz de Morais, advogado, escritor, amante do cordel, do babau e demais manifestações da cultura popular.

Seu programa diário na Rádio Integração de Bananeiras, além das informações do cenário político e social, traz pautas que enaltecem as riquezas da Paraíba, cenários culturais e potenciais turísticos do brejo, especialmente as cidades serranas e do circuito do frio, além, claro, de sua cidade Mari.

Dia 30 de abril, a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e a Academia Solanense de Letras apresentam a segunda edição do programa “Estação cultura” na Rádio Comunitária de Solânea FM, às 9 horas. Apresentação de Fábio Mozart e Pedro Batista.

Hoje é sexta-feira, dia de Rádio Barata no Ar, 10 horas na www.radiodiariopb.com.br Já dizia o filósofo Lau Siqueira: ninguém consegue milhares de seguidores sem estereótipos baratos, sem preconceitos, piadas ruins e lugares comuns. Daí o sucesso da Barata.

Tijolinhos de hoje vão para a poesia de Lau Siqueira, a fé de Eraldo Luiz, o talento de Joacir Avelino, o cordel de Gilberto Baraúna, a afeição itabaianense de Margaret Ligia Bandeira, a força cênica de Normando Reis e a benquerença do escritor Flaviano Batista pela história de sua terra.

VERSO DO DIA

 

Ao fim e ao cabo
O pão da missa
É o mesmo pão
Do pobre diabo?

 

  1. M.

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo