TOCA DO LEÃO

Tijolinhos do Mozart

Oração da segunda-feira: que eu possa olhar o mundo com paciência e compreensão e ver o bem em cada pessoa. Segunda, apesar de você, amanhã há de ser outro dia, já disse o poeta. Conforme as pessoas que odeiam esse dia, a segunda-feira é o melhor dia da semana, simplesmente porque é o dia que está mais longe da próxima segunda-feira. Na verdade, a segunda-feira não existe na natureza. É uma doença inventada pelos patrões. É um pseudo-dia do inferno materialista. Por falar nisso, abaixo a escala de trabalho 6×1!

Uma mãe de família inocente sendo detida e algemada por agentes federais americanos, em um sequestro ilegal. Ela é imigrante, com processo de cidadania americana em andamento. Remoção forçada. Esse é o mundo ditatorial que está sendo construído na chamada América do Norte. Prisão sem mandado judicial. Os bolsonaristas no Brasil babam de prazer.

O futuro da democracia americana está em jogo agora.

Eu pensei em uma piada pesadíssima sobre quem sonha com ditadura. Mas, ela só existirá no meu mais profundo pensamento. Abriu-se um portal do inferno enquanto estávamos sem papa, aí agora veio um papa estadunidense, minha piada entra no index.

Index: lista oficial de livros cuja leitura a Igreja católica romana proibiu de 1557 a 1966, por considerá-la nefasta e perigosa à fé e à moral.

Gostei do nome artístico do novo papa. Tudo a ver com os Tijolinhos.

Maciel Caju é o maior inimigo destes tijolinhos.

Ameba, malvado, sobre Maciel Caju: “Esse troço é tão ruim que quando se deita na areia da praia, os gatos tentam enterrá-lo.”

Quando eu for presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil vou proibir acordar cedo. Mano, acordei às 3 horas pra redigir estes tijolinhos!

Meus gatos me acordam geralmente às 5 horas. Acordei antes dos bichanos.

Luiz Ignácio Lula da Silva está na China vendo a possibilidade de trazer os trens-balas chineses para o Brasil. Imagina sair da Paraíba em um trem desses e chegar no sul/sudeste em duas horas. Os xenófobos sulistas morreriam de raiva com tantos imigrantes nordestinos invadindo as praias deles.

Acho que é bobagem essa coisa de dizer que as pessoas não são burras, elas estão sendo manipuladas. Quem acredita em Nikolas Ferreira Chupetinha ou no menino pastor profeta picareta é burro, sim.

“Com todo o respeito a quem faz a macumba. Pode fazer e pode deixar na porta da minha casa que, se estiver fresco, a gente come”, diz o padre Fábio Melo. Esses padres gostam de comer coisinha fresca.

Ainda sobre papa, meu amigo Sonsinho: “a tecnologia da urna eletrônica é muito legal. Viu como é rápido escolher um papa hoje em dia?”

Sonsinho, sofrendo com problemas de cleptomania, roubou uma amostra grátis.

Ameba, malvado: “Sonsinho é tão burro que tropeçou num fio de telefone celular”.

Às vezes, eu mesmo fico indignado com as besteiras que escrevo aqui.

“A mente do Fábio Mozart é fantástica. Eu admiro demais esse homem, não só como barata, mas também como pessoa humana maluca no geral”. (Mensagem de uma fã escalafobética)

Na verdade, hoje tou mais perdido que Adão no dia das mães, que foi ontem.

Há onze anos, morria Mãe Dinah. Agora, só Madame Preciosa para trazer a pessoa amada de volta.

Por falar em bobagem, há oito anos, em Bayeux, o vereador Adriano do Táxi apresentou projeto para conceder votos de aplausos a uma funerária do município, “que presta um excelente serviço aos defuntos na cidade”.

Paulo Guedes foi fundador do Banco Pactual. Ele disse que 200 milhões de trouxas são explorados pelos bancos no Brasil. E está certo. O Banco Itaú desconta de minha pobre conta de aposentado um empréstimo que nunca fiz. Jamais fui cliente desse banco.

Eu sou um pessimista animado. Acho que esses urubus que exploram velhos aposentados do INSS, essa raceira toda de pilantras vão morrer. Não sei quando, mas que vão, vão!

Junto com o véi Bozó e a burguesia nacional, reconheço o sistema financeiro como patrimônio imoral do Brasil.

Universitários estão usando o Chat GPT pra escrever por eles. Considero isso uma coisa inquietante. Deve ser porque fiquei velho.

Inteligência Artificial é uma máquina de plágio controlada por bilionários a um custo ecológico e social absurdo.

Nesses dias vão aparecer aqui uns tijolinhos cover, criados por IA.

”Os que estão na política são pessoas cínicas. Tudo bem, eu também sou. Mas, não sou remunerado por isso”. – Ameba, o cínico amador. 

Conheço um político picareta que só não vende a mãe porque alugar rende mais dinheiro.

Ninguém agora fica pirado. Fica neurodivergente.

O povo sabe votar, sim. Pesquisa perguntou: prefere dinheiro público investido no show da Lady Gaga ou na saúde? Para Lady Gaga, 81%. Para a saúde: 19%.

O 12 de maio é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional da Enfermagem, homenageando Florence Nightingale, a “mãe da enfermagem moderna”. Um salve para o enfermeiro Edson Gomes.

 

VERSO DO DIA

Meu compadre Ameba também foi vítima do veneno rimado desse Maciel Caju, sujeitinho metido a tomar na rima.

 

Sempre vejo todo dia

Mozart andando com Ameba

Os dois feito uma pereba

Comendo toda energia

Descendo a escadaria

Da vida como lacaio

Igual a cesta e balaio

Ambos levando cipó

Desgraça não anda só

Ta sempre em má companhia.

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo