Tecnologia: TCE-PB busca parceria com UFCG para o uso da Inteligência Artificial na análise de contas
Presidente do TCE falou em investimentos da ordem de R$ 10 milhões (metade já utilizada) para renovação do parque tecnológico do Tribunal.
Nominando Diniz, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), declarou nesta sexta-feira (16), que o TCE está se preparando para empregar Inteligência Artificial nas análises de contas públicas. Para realizar esse projeto, terá parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Ainda para os dirigentes e servidores da Diretoria de Auditoria e Fiscalização (Diafi), onde foi feita a declaração, ele falou em investimentos da ordem de R$ 10 milhões (metade já utilizada) para renovação do parque tecnológico do Tribunal. São recursos oriundos do Governo do Estado a serem aplicados, somados a outros, neste e demais programas, até 2026, conforme assegurou na reunião com a equipe técnica ocorrida no Plenário Ministro João Agripino Filho.
A plateia foi por ele também informada de que a emissão de alertas aos gestores públicos paraibanos (procedimento rotineiro do Tribunal a título de orientação antes que os males aconteçam) reduziu 15% o volume de contas anuais desaprovadas, ultimamente, pela Corte.
“Superamos todas as metas”, celebrou o conselheiro Nominando Diniz no encontro com os auditores aos quais observou que isso não seria possível sem a dedicação e o empenho de todos. Referia-se, no caso, aos 7.155 processos julgados pelo Tribunal Pleno e suas duas Câmaras.
Com Assessoria