GERAL

TCE suspende contrato de empresa que iria gerir o Hospital Metropolitano

Hospital MetropolitanoO Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu, nessa terça-feira (30), a contratação do Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP) pelo governo para gestão do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. A decisão, assinada pelo conselheiro Marcos Antônio da Costa, toma como base a ausência de comprovação de experiência do instituto para o tipo de serviço em questão.

“O IPCEP só comprovou a gestão do Hospital Geral de Mamanguape, nosocômio de pequena e média complexidade, que possui apenas 57 leitos, enquanto que o Hospital Metropolitano, de média e alta complexidade, contará com 226 leitos, possuindo, portanto, capacidade 300% maior”, justificou o conselheiro.

Além disso, Marcos Antônio da Costa argumenta que há “fortes indícios de irregularidades” na escolha do IPCEP e “grande vulto da despesa pública”. Também por conta disso o conselheiro decidiu deferir a medida cautelar que suspende a parceria entre o instituto e o governo.

“Sem a comprovação da experiência e da expertise necessárias, não há evidências de que o IPCEP irá atingir a finalidade de bem gerir o Hospital Metropolitano de Santa Rita e alcançar os resultados e metas que se propõe, de modo que pode haver grave prejuízo ao erário e à sociedade, a transferência de gestão de uma unidade hospitalar de alta e média complexidade a uma organização sem o know-how necessário, principalmente, considerando a soma de recursos públicos (financeiros e humanos) envolvidos”, acrescentou o conselheiro Marcos Antônio da Costa.

O contrato entre governo do Estado e IPCEP previa liberação de R$ 34 milhões para investimento na fase de implantação do serviço e R$ 99,7 milhões para custeio da unidade hospitalar.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo