GERAL

Superlua poderá ser vista na Paraíba nesta terça-feira

superluaA noite desta terça-feira (19) será marcada pela presença do fenômeno conhecido popularmente como superlua. De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita, na Paraíba será possível visualizar o fenômeno a partir das 17h56 e ele brilhará durante toda a noite, a depender das condições climáticas.

Devido às chuvas que são registradas no estado, a Associação Paraibana de Astronomia não programou nenhuma atividade pública para observação. A previsão do tempo indica condições para chuvas no estado, nesta terça-feira (19).

Segundo Marcelo, a superlua é a termo popular para designar uma Lua cheia no perigeu, ou seja, é uma Lua cheia que ocorre quando o satélite natural está mais próximo da Terra.

“Durante o trajeto em torno da Terra, a Lua se aproxima e se distancia a cada 27,3 dias aproximadamente. Devido ao movimento da Terra em torno do Sol, o período entre duas Luas cheias é um pouco maior: 29,5 dias aproximadamente. Por conta dessa diferença entre esses períodos, por apenas algumas noites por ano uma Lua cheia coincide com o perigeu lunar e por isso são considerados especiais para quem observa aqui da Terra. A superlua só volta a ocorrer novamente no dia 9 de março de 2020”, explicou.

Lua mais próxima da Terra

Marcelo explicou ainda que na noite desta terça-feira (19), a lua deverá estar a 357 mil Km da Terra, 49 mil km mais próximo da Terra que durante o apogeu (ponto mais distante da sua órbita). Isso a deixará cerca de 14% maior e 30% mais brilhante no céu.

Não é preciso de nenhum equipamento especial para observar o fenômeno, mas quem tiver a oportunidade de ver através de telescópio, luneta ou binóculo, poderá apreciar melhor as crateras e o relevo da Lua mais de perto.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo