Sorteio da Copa do Brasil: Atlético enfrenta o Palmeiras e Cruzeiro encara Santa Rita-AL
O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta segunda-feira, definiu o Palmeiras como adversário do Atlético nas oitavas de final. Já o Cruzeiro terá confronto com o Santa Rita-AL, que não está em nenhuma das quatro divisões do futebol brasileiro. Os rivais mineiros só poderão se enfrentar em uma eventual final.
O Galo joga a primeira partida em São Paulo. Por sua vez, a Raposa fará sua estreia no Mineirão. Os jogos de ida serão disputadas no dia 27, enquanto as partidas de volta acontecerão em 3 de setembro.
Se avançar às quartas de final, o Atlético enfrentará o vencedor de Corinthians e Bragantino. Já o Cruzeiro terá duelo com quem passar entre Vasco e ABC.
Confira como ficou a ordem dos confrontos do mata-mata:
Jogos de ida
Grêmio x Santos
Botafogo x Ceará
Cruzeiro x Santa Rita-AL
Vasco x ABC
Coritiba x Flamengo
América-RN x Atlético-PR
Palmeiras x Atlético-MG
Bragantino x Corinthians
Jogos de volta
Santos x Grêmio
Ceará x Botafogo
Santa Rita-AL x Cruzeiro
ABC x Vasco
Flamengo x Coritiba
Atlético-PR x América-RN
Atlético-MG x Palmeiras
Corinthians x Bragantino
Critérios do sorteio
Atlético e Cruzeiro foram cabeças de chave no sorteio. Também estiveram nessa condição os outros quatro times que disputaram a Copa Libertadores (Flamengo, Botafogo, Grêmio e Atlético-PR), além de duas equipes definidas pelo ranking nacional de clubes da CBF: Corinthians e Vasco.
No outro pote, ficaram os oito times com vagas nas oitavas de final. Eram três representantes da Série A: Palmeiras, Coritiba e Santos. Quatro equipes disputam a Série B: ABC, América-RN, Bragantino e Ceará. Já o Santa Rita-AL não participa de nenhuma das quatro divisões nacionais.
Times que não se enfrentam antes da final
Assim como ocorreu em 2013, a CBF direcionou o posicionamento dos cabeças de chave na chave das oitavas de final. De acordo com o ranking nacional de clubes, as oito equipes foram divididas em duplas, que poderão se enfrentar apenas na final. Nessa situação, o Cruzeiro só encontrará o Atlético-PR numa eventual decisão, assim como acontecerá com Atlético e Botafogo.
De acordo com esse critério, além de Cruzeiro e Atlético-PR, e Atlético e Botafogo, as demais duplas foram formadas por: Grêmio e Corinthians; Flamengo e Vasco.
Confira como foram divididos os potes do sorteio das oitavas de final:
Pote A:
Atlético
Cruzeiro
Atlético-PR
Botafogo
Flamengo
Grêmio
Corinthians
Vasco
Pote B:
ABC
América-RN
Bragantino
Ceará
Coritiba
Palmeiras
Santa Rita-AL
Santos
Superesportes