GERAL

Sobe para 98 o número de concursos fraudados na Operação Gabarito; Enem 2017 estava na mira

flaude nosconcursosA Operação Gabarito chegou a sua quarta fase e o número de concursos públicos municipais, estaduais e federais onde foram identificadas fraudes pela equipe de investigação da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF), subiu para 98. Além disso, de acordo com o delegado Lucas Sá, os criminosos tinham uma agenda de concursos a serem fraudados em 2017 e 2018, incluindo o Enem deste ano.

Durante a investigação, 31 pessoas foram presas. O Grupo é acusado de fraudes em concursos em pelo menos 15 estados, aprovou mais de 500 pessoas e movimentou R$ 29 milhões em 12 anos de atuação.

As vagas custavam até R$ 150 mil e, o mais intrigante, segundo Lucas Sá, se o candidato se amedrontasse na hora de fraudar a prova, ele poderia pagar um valor a mais para um “boneco” – um membro da organização criminosa com documento falso – ir ao local do exame fazer a prova em seu lugar. “Nesse caso o candidato só se preocupava com o concurso no dia de ser nomeado”, disse.

O fato dos irmãos Borges, apontados como os líderes da “empresa”, serem policiais militares de Alagoas – um dos 29 concursos que os dois tinham sido aprovados de maneira fraudulenta – tornava ainda mais grave a ameaça feita aos “clientes” caso os fraudadores fossem dedurados.

Segundo o delegado de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, já foi identificada uma outra organização criminosa anexa à da Paraíba, dos irmãos Borges. “Há uma célula em Pernambuco que nós acreditamos que seja até maior que a da Paraíba”, confirmou Lucas Sá.

Ele disse que os irmãos também já tinham uma ramificação em Alagoas, “afinal um dos líderes era secretário-adjunto de uma cidade lá. Sempre que ele ia para lá se encontrava com os outros criminosos, tanto é que Paraíba, Pernambuco e Alagoas são os estados com mais concursos fraudados”, relatou.

Redação com G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo