Silvio Almeida pede segurança federal permanente em terra ianomâmi
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, enviou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pedindo a presença permanente das forças de segurança federais na Terra Indígena Ianomâmi, de modo a garantir a integridade das lideranças locais e das equipes de saúde atuando na crise humanitária na região, informa o Painel da Folha de S.Paulo.Silvio Almeida pediu também o emprego em caráter emergencial da Força Nacional para apoiar a PF (Polícia Federal) nas atividades que serão realizadas nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro, nas incursões que farão nos municípios de Roraima.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, há risco concreto e iminente à integridade física e vida das lideranças locais e das equipes de saúde.
De acordo com o ministro Silvio Almeida, várias lideranças mencionaram que é de conhecimento público a situação de risco a que estão sujeitas.
Foram também apresentados relatos de que os garimpeiros têm ameaçado as equipes de saúde que se deslocam para distribuição de medicamentos e resgate de pessoas doentes.