Serena vence Sharapova, faz história e conquista sexto título na Austrália
Maria Sharapova deu tudo de si, jogou o melhor que podia, salvou três match points, mas hoje ainda não é o suficiente para vencer sua principal rival, a americana Serena Williams, que na manhã deste sábado, já noite em Melbourne, faturou seu sexto título do Aberto da Austrália, ao vencer a russa por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (5), com 1h50 de jogo na Rod Laver Arena. Nem mesmo uma gripe e um visível desconforto foram suficientes para parar a americana, que durante a partida chegou a se medicar no vestiário. Serena chegou ao seu 19° título de Grand Slam na carreira, deixando para trás as lendas Chris Evert e Martina Navratilova, e fica a apenas três de igualar a alemã Steffi Graf. A primeira da lista é a australiana Margaret Court, dona de 24 títulos entre os principais torneios do circuito. Neste domingo, o GloboEsporte.com acompanha em tempo real a decisão masculina, entre Novak Djokovic e Andy Murray, também às 6h30 (de Brasília).
– Tenho que felicitar Maria, ela realmente me empurrou nesta noite. Ela jogou uma grande partida, não só para vocês, mas para o tênis. Estou muito honrada por estar aqui hoje à noite em um dos meus estádios favoritos, onde vocês me apoiam todos os anos. Estar aqui com meu 19° troféu é algo que nunca pensei que iria acontecer – disse a tenista no discurso ainda em quadra.
Nas estatísticas, Serena mostrou que a força de seu saque, com 18 aces contra apenas cinco de Sharapova, foi determinante. Foram ainda 38 winners – bolas vencedoras – da americana, e 21 da tenista russa. Williams ainda teve 25 erros não forçados, e Maria Sharapova outros 15. A campeão aproveitou três das sete chances de quebra que teve (42%), enquanto a adversária só conseguiu aproveitar uma das quatro oportunidades (25%).
O sexto título aumenta a hegemonia de Serena Williams como maior campeã da era aberta do Grand Slam na Austrália. Depois dela, Margaret Court, Evonne Cawley, Steffi Graf e Monica Seles são detentoras de quatro taças cada uma. Court, no entanto, ainda é a dona do maior número de conquistas somados os períodos amador e aberto, com 11 títulos. Além de aumentar sua coleção de troféus, Serena também somou mais dois mil pontos e segue no topo do ranking da WTA, enquanto Maria Sharapova continua em segundo lugar.
A conquista também foi a prova de que Serena Williams é letal quando chega à decisão do torneio. O sexto título veio na sexta vez em que ela chegou a uma final do Aberto da Austrália, com vitórias também em 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010. Esta foi a segunda vez que a americana encontrou Sharapova na final, já que elas decidiram a edição de 2007, quando Serena também levou a melhor, daquela vez por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2).
No histórico de confrontos entre Serena e Sharapova, a americana manteve a ampla hegemonia além de aumentar ainda mais a invencibilidade sobre a russa, que já dura 11 anos. A decisão do Aberto da Austrália marcou o 19º encontro, com 17 vitórias de Williams contra apenas duas da musa russa. Desde 2004, a loira não sabe o que é vencer Serena em uma partida oficial. Foi a nona final entre elas, com sete títulos para a americana contra dois da russa – justamente as duas vitórias que ela tem na carreira contra Serena.
O jogo
Mesmo com um desconforto físico, Serena Williams começou a partida com direito a uma quebra de saque, e logo em seguida confirmou seu serviço com um winner de esquerda. Mesmo assim, Sharapova não se entregou em quadra. A russa tentava fazer a adversária se esforçar e assim miná-la. Só que, mesmo num dia em que não está no seu melhor, Serena ainda consegue tirar da cartola sempre um ace ou uma bola vencedora. No sétimo game, voltou a quebrar o serviço de Sharapova para abrir 5 a 2. Mas para mostrar que a americana não venceria com facilidade, a russa devolveu a quebra logo em seguida, mais uma vez explorando uma intensa troca de bolas.
E quando Sharapova pensava em voltar para a partida, eis que Serena consegue um triplo set point. Com um winner na esquerda da russa, a americana quebrou o saque da adversária pela terceira vez e fechou o primeiro set com 6/3, após 47 minutos.
No segundo set, Maria Sharapova mais uma vez jogou tudo o que pôde, com bolas na paralela e bons saques. Só que, mais uma vez, foi Serena quem teve a chance de quebra, no sexto game, quando a russa conseguiu salvar para depois empatar o jogo em 3 a 3. Numa comemoração antes da hora num ponto do game seguinte, Serena chegou a ser punida e teve o ponto invertido, quando Sharapova ficou com um break point. Mas a americana se recuperou e fechou seu serviço. Com 5 a 4, chegou a ter o ponto do jogo, mas a musa siberiana salvou e mais tarde levou a decisão para o tie-break. Na hora de definir, pesou a experiência e a força de Serena, com 7-4 no desempate, após 64 minutos.
GE