Senado aprova aumento de repasse de verbas para municipios

Senado FederaO repasse de verbas para os municípios brasileiros vai passar por significativo aumento. O Senado aprovou, na noite dessa terça-feira (5) a Proposta de Emenda à Constituição nº 39 de 2013 (PEC 39/13), que aumenta em dois pontos percentuais o repasse do orçamento arrecadado pelo Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
O senador vital do Rêgo (PMDB-PB) agilizou a tramitação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, possibilitando qe a matéria fosse votada no plenário do Senado como parte da iniciativa de esforço concentrado dos parlamentares. “Aprovamos a PEC 39/2013, que aumenta em 2% o repasse do IR e do IPI para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Reivindicação dos prefeitos [a PEC], é fundamental para garantir a sobrevivência dos municípios”, postou Vital do Rêgo em seu twitter.
A demanda foi levada pelos prefeitos ao gabinete do parlamentar durante a 17ª Marcha dos Prefeitos. Após o encontro com os prefeitos, Vital se reuniu com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, para definir parâmetros para a agenda de tramitação da PEC no Congresso. Segundo Ziulkoski, os municípios perderam R$ 77 bilhões do FPM por causa das renúncias fiscais feitas pela União.
“O custeio das prefeituras está cada vez menor, e é com esse custeio que os gestores aprenderam a se virar; com esse cobertor curto. É um processo desgastante. Se por um lado os municípios progrediram em muito com os programas sociais, por outro é preciso compreender que tudo funciona sob um custo operacional”, avaliou Vital do Rêgo.

DPB com Senado

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo