Secom desmente reportagem do Poder 360 que colocava Lula contra bombeiros do DF
De acordo com a matéria, Lula estaria insatisfeito com uma "suposta inércia" dos bombeiros no combate aos incêndios florestais. "Não procede", diz a Secom
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou nota nesta quarta-feira (18) desmentindo reportagem do Poder 360 sobre uma suposta insatisfação do presidente Lula (PT) em relação ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal no combate aos incêndios florestais que atingem a região.
De acordo com a matéria, Lula estaria frustrado com as queimadas que atingem o Distrito Federal e, em uma reunião, teria expressado insatisfação com uma “suposta inércia” dos bombeiros, especialmente após sobrevoar o Parque Nacional de Brasília, área gravemente afetada pelas queimadas.
Na nota, a Secom critica reportagens que atribuem opiniões ao presidente com base em fontes anônimas e diz que Lula “tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo”. Leia na íntegra:
“Não procede manchete do Poder 360 sobre bombeiros do DF
Infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República baseadas em fontes anônimas e sem checagem.
É uma prática que muitas vezes produz desinformação, como no caso de matéria publicada pelo Poder 360 na última terça-feira, que baseada em fonte anônimas – e sem qualquer checagem – atribuiu uma opinião que não foi emitida em momento algum pelo presidente da República acerca dos bombeiros do Distrito Federal.
Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo.
Visitou os brigadistas em Corumbá e se reuniu com eles. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas”.
DiarioPB com Brasil 247