FIQUE LIGADO

Sancionada lei que institui reserva de vagas para população negra em concursos públicos na Paraíba

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21),a Lei nº 12.169, que institui uma reserva de vagas para a população negra nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual, na Universidade Estadual da Paraíba, na autarquias, nas fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo Estado da Paraíba, considerando critérios de renda bruta e familiar e de tempo mínimo de ensino público escolar nos termos desta lei.

De acordo com a lei, ficam reservadas à população negra 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos, considerando os critérios de renda bruta familiar, tempo mínimo de ensino público escolar, regionalização e especialidade, destinados ao provimento de cargos ou empregos integrantes de órgãos e entidades públicas.

A reserva de vagas constará expressamente nos editais de concursos públicos estaduais, com especificação do total de vagas correspondente, sendo obrigatória sempre que o número de vagas oferecidas para o cargo ou emprego público, for igual ou superior a três.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá, no momento do preenchimento do formulário de inscrição, se autodeclarar preto ou pardo, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O candidato que tiver a sua solicitação de inscrição às vagas reservadas deferida
também concorrerá às vagas de ampla concorrência.

As especificações da lei estão disponíveis na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial.

DiarioPB com Portal Paraíba

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo