Salário de professores prestadores de serviço do Estado da Paraíba terá reajuste de 80,02% a partir de julho
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou durante o lançamento do programa Alfabetiza Mais Paraíba, na manhã de ontem (18), no Centro de Convenções de João Pessoa, reajuste de 80,02% a partir do mês de julho, nos salários de professores contratados como prestadores de serviço do Estado. João Azevêdo afirmou que a medida vai equiparar os salários dos professores efetivos e temporários. “Como forma da gente diminuir essa diferença, é uma questão de justiça e agora o Estado tem essa condição”, disse o governador.
A solenidade, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, foi marcada, ainda, pela assinatura da Carta de Intenções para a retomada de obras paralisadas da Educação Básica da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, contemplando 86 municípios.
O ministro Camilo Santana parabenizou o governador João Azevêdo pelo lançamento do programa e pelos demais investimentos na educação, a exemplo das escolas de tempo integral. “Quero parabenizar o governador João Azevêdo por todos os investimentos que têm sido feitos na educação da Paraíba nos últimos anos. A Paraíba hoje é uma referência na questão da escola em tempo integral, ocupando o segundo lugar em todo o Brasil no número de matrículas”, ressaltou, evidenciando que as ações adotadas no Estado estão em conformidade com as do Governo Federal.
O secretário estadual da Educação, Roberto de Souza, disse que o grande mérito do Alfabetiza Mais Paraíba é a presença nos 223 municípios. “É um projeto que visa qualificar o trabalho de alfabetização das crianças no estado da Paraíba no regime de colaboração com os municípios, com investimentos de 23 milhões de reais por ano. Isso vai garantir, em primeiro lugar, a implantação de uma boa política de avaliação, passando por um sistema de formação de professores e gestores para disponibilização de material de didático para os professores alfabetizadores e um bom acompanhamento para toda a rede”, explicou.
ALFABETIZA MAIS PARAÍBA— Em 2021, o Governo do Estado criou o Regime de Colaboração em Educação do Estado da Paraíba, por meio da Lei n° 12.026/2021, tendo como objetivos a alfabetização de cada estudante na idade certa e a correção do déficit de aprendizagem onde ele se encontra.
Agora, em 2023, o Alfabetiza Mais Paraíba reforça a parceria entre o Estado e os municípios, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas, para potencializar o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ao todo, o Governo do Estado investirá R$ 23 milhões por ano, recursos que serão destinados à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidade e avaliações de monitoramento.
A avaliação do Alfabetiza Mais Paraíba está dividida da seguinte forma: avaliação diagnóstica de entrada, avaliação processual e avaliação diagnóstica de saída. Durante o processo, as cem melhores escolas serão premiadas. O programa prevê, ainda, que cada uma das cem melhores adote uma escola que ficou o ranking das 100 piores.
DiárioPB com Ascom