Sábado é ‘Dia D’ mobilização vacinal em diversos serviços da Rede Municipal; veja locais
Vacinação é um cuidado que deve ser levado a sério. O documento com as anotações das vacinas já administradas deve estar sempre atualizado, seja com as doses de rotina ou de campanhas. Ampliar a assistência é contribuir para aumentar os índices da cobertura vacinal. Mais do que apenas um cálculo, a cobertura vacinal indica quando o território consegue completar a imunização das diversas doenças. É a garantia de que doenças já erradicadas e controladas, como varíola e poliomielite, não voltem a causar vítimas no País.
É com este alerta que a Prefeitura de João Pessoa faz o chamamento para que as pessoas visitem um serviço de saúde neste sábado (19) e participem do ‘Dia D’ de vacinação, levando o cartão ou caderneta para ser atualizado. “Pedimos que os pais e responsáveis que não deixem de levar seus filhos, seja para iniciar ou completar algum esquema vacinal que esteja pendente. É um cuidado coletivo e precisamos estar atentos e vigilantes”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Para atende a população, diversos serviços estarão funcionando nos cinco Distritos Sanitários da Capital. Ao todo estarão disponíveis cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) por Distrito, cinco Policlínicas Municipais e três pontos móveis que atualmente funcionam de segunda a sábado no Home Center Ferreira Costa e nos Shoppings Sul e Tambiá.
Os horários ficaram definidos da seguinte forma: As Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização terá equipes atendendo no período das 8h às 12h. Já os pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa e nos Shoppins Sul e Tambiá, contarão com equipes a partir do horário de abertura do estabelecimento até as 17h.
Contra a dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).
Contra Influenza – Para conter os casos graves e internações pela doença, a campanha de vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, sobretudo o alerta segue para as pessoas que integram os grupos prioritários.
Contra Covid-19 – Os esquemas primários de vacinação não são mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários. Contudo, se a pessoa não tiver se vacinado anteriormente e optar por se vacinar poderá receber uma dose da vacina Covid-19 monovalente (XBB), e crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente com outras vacinas contra Covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB.
Grupos prioritários para Covid-19 – Crianças menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Outras vacinas – Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Secretaria Municipal de Saúde convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Locais para vacinação em João Pessoa no sábado (19) – ‘Dia D’:
Home Center Ferreira Costa
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 17h
Shopping Sul
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 10h às 17h
Shopping Tambiá
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 9h às 17h
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Ofertando as vacinas do calendário de rotina e de campanhas contra:
– Influenza (Toda população acima de 6 meses)
– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Covid-19 XBB – Apenas no CMI – Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários.
Horário: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: Apenas para grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 12h
Unidades que vão funcionar:
Distrito Sanitário I
1. USF Integrada Cruz das Armas l
2. USF Integrada Jardim Saúde
3. USF Integrada Verde e Vida
4. USF Integrada Costa e Silva
5. USF Integrada Funcionários l
Distrito Sanitário II
1. USF Vila Saúde
2. USF Espaço Saúde
3. USF Integrada Geisel – Estação Saúde
4. USF Integrada Vista Alegre
5. USF Integrada Boa Esperança
Distrito Sanitário III
1. USF Rosa de Fatima
2. USF Ipiranga
3. USF Nova União
4. USF Verdes Mares
5. USF José Américo Integrada
Distrito Sanitário IV
1. USF Viver Bem
2. USF Alto Integrado
3. USF Roger Integrado
4. USF Matinha 2 – Paulo Afonso
5. USF Ilha do Bispo
Distrito Sanitário V
1. USF Bessa
2. USF São José
3. USF Bancários
4. USF Altiplano
5. USF Jardim Miramar 1