A fumaça branca surgiu no céu de Roma pouco depois das 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira (8) e, pouco depois, a histórica sacada da Basílica de São Pedro foi ocupada pelo Cardeal Protodiácono, Dominique Mamberti, que anunciou ao mundo: “Habemus Papam!”. O novo líder da Igreja Católica é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, escolhido pelos seus pares no conclave iniciado na quarta-feira (7), após a morte do papa Francisco.
A eleição marca o início de um novo capítulo para os mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo. O novo papa, que adotará o nome pontifício de Leão XIV, apareceu diante da multidão reunida na Praça de São Pedro e concedeu sua primeira bênção apostólica, a tradicional Urbi et Orbi.
Conclave e eleição – O processo de escolha, realizado sob o mais estrito sigilo, seguiu as regras milenares da Igreja. Com a Sé Apostólica vacante, os cardeais com menos de 80 anos se reuniram na Capela Sistina, no Vaticano, onde permaneceram isolados do mundo externo, sem acesso a celulares ou meios de comunicação.
As votações, em escrutínio secreto, seguiram um rígido ritual. Em cada rodada, os cardeais escreveram em suas cédulas a frase “Eligo in Summum Pontificem”, seguida do nome do escolhido. Para ser eleito, o candidato precisava alcançar dois terços dos votos dos presentes.
Três grupos de cardeais — os escrutinadores, os infirmarii e os revisores — garantiram a lisura de todo o processo, desde a contagem dos votos até o atendimento aos eleitores enfermos.
Sucessão de Francisco – O novo papa sucede Francisco, cujo pontificado foi marcado por uma forte ênfase na inclusão, na defesa dos pobres e no combate aos abusos dentro da Igreja. Francisco faleceu no último dia 21, gerando comoção mundial e dando início ao processo de luto e à organização do conclave.
Durante a Sé Vacante, o governo da Igreja foi conduzido pelo Colégio dos Cardeais, com poderes limitados. Coube ao Camerlengo confirmar a morte de Francisco, organizar o funeral e supervisionar a preparação para a eleição do novo pontífice.
DiarioPB com Brasil 247