GERAL

Resíduos irregulares são encontrados em legumes na Empasa, diz MPPB

pimentãoTomates com resíduos nove vezes acima do permitido pela legislação e pimentão com resíduos de ‘metamidofós’, um tipo de agrotóxico proibido no Brasil desde 2012, foram identificados em doze amostras de produtos recolhidos pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) de João Pessoa, segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Os laudos das amostras foram entregues pela Empasa à Promotoria do Consumidor da capital que decidiu abrir investigação juntamente com vários órgãos para chegar até os produtores que estão utilizando agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros.

O promotor de Justiça, Glauberto Bezerra, revelou que o Ministério Público da Paraíba (MPPB), junto com os órgãos parceiros, deve iniciar investigação para chegar aos fornecedores dos agrotóxicos. “Vamos investigar de onde parte o produto. Para isso, vamos solicitar aos permissionários da Empasa a relação dos fornecedores dos produtos”, disse.

Glauberto se reuniu com representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Agência de Vigilância Sanitária do Estado (Agevisa),  Receita Estadual e da Empasa para definir uma ação em conjunto para coibir a prática. “A utilização de agrotóxicos em desconformidade com os padrões sanitários, bem como de agrotóxico proibido é testemunho da gravidade da situação sanitária e ambiental no Estado da Paraíba”, disse. Uma nova audiência será realizada no dia 16 de outubro, às 9h, na sede da Promotoria do Consumidor.

O presidente da Empasa, José Tavares, reforçou que a empresa de abastecimento é responsável pelo rastreamento dos produtos transportados até o local. “Abordamos os caminhões que chegam para saber a origem dos produtos e acionar a Defesa Agropecuária para tomar as medidas. Aqueles permissionários que forem reincidentes deixarão de comercializar na Empasa”, relatou.

Fiscalização
Durante fiscalização, o representante da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Luiz Carlos, ressaltou que a equipe do órgão identificou uma propriedade rural em Boqueirão em que era utilizado agrotóxico não indicado na cultura do pimentão. Por conta da irregularidade, segundo ele, aproximadamente um hectare e meio de lavoura foi destruído.

Na capital, durante as coletas das amostras, o fiscal agropecuário, João Alberto, confirmou que obteve informações na Empasa de que produtores estão utilizando agrotóxico com princípio indicado para cultura do abacaxi em plantações de banana, o que oferece, segundo ele, risco para os consumidores.

G1PB

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo