Record demite repórter que entrevistou Lula e vazou informação ao mercado pela agência da qual é sócia
Jornalista Renata Varandas vazou trechos que chegaram ao mercado antes da entrevista ser exibida pela emissora
A jornalista Renata Varandas foi desligada da Record TV na manhã desta quinta-feira (18), diz o site F5. Varandas, que era responsável pela cobertura política da emissora em Brasília (DF), foi demitida após trechos de uma entrevista que ela realizou com o presidente Lula (PT) terem sido vazados para o mercado financeiro antes de irem ao ar no Jornal da Record.
O conteúdo vazado foi divulgado pela corretora BGC e atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas é sócia. A empresa informou aos investidores que Lula mencionou a necessidade de ser convencido sobre os cortes de gastos e que a meta fiscal não precisava necessariamente ser cumprida, apesar de seu compromisso com o arcabouço fiscal.
As declarações do presidente resultaram em incertezas no mercado financeiro e provocaram um aumento no valor do dólar na terça-feira (16). Por volta das 12h20, o dólar começou a acelerar e, às 13h40, atingiu a máxima de R$ 5,462 — uma valorização de 0,33% em relação ao fechamento anterior. No entanto, após a Record divulgar a entrevista completa às 13h48, a moeda americana reverteu a alta e fechou em baixa de 0,31%, sendo cotada a R$ 5,428. A Bolsa de Valores também sentiu os impactos das declarações de Lula, operando no campo negativo.
A Record afastou Renata Varandas na quarta-feira (17), manifestando incômodo com o vazamento por dois principais motivos: a quebra de confiança na jornalista, que estava em um momento de destaque na emissora e o impacto negativo na relação da Record com o governo Lula. A equipe do Ministério da Fazenda, liderada por Fernando Haddad, foi especialmente afetada pelo incidente.
Ainda conforme a reportagem, executivos da Record que apreciavam o trabalho de Renata Varandas tentaram reverter a decisão, mas não obtiveram sucesso. A emissora confirmou a demissão, afirmando que “a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora””. Renata Varandas não se pronunciou sobre o caso.
Com Brasil 247