ECONOMIA

Receita libera hoje consulta a quarto lote de restituições que inclui 6,1 milhões de contribuintes

Serão liberados RS 7,5 bilhões. Devolução será depositada no dia 31 de agosto

Será liberada nesta quinta-feira (dia 24), às 10h, a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Esta remessa contempla 6.118.310 contribuintes, além de devoluções residuais de exercícios anteriores. Desta vez, serão liberados RS 7,5 bilhões. O dinheiro será depositado no dia 31 de agosto. Do montante liberado agora, R$ 914.419.749,81 serão pagos a contribuintes com prioridade de recebimento garantida por lei, sendo 11.960 idosos acima de 80 anos, 86.427 pessoas entre 60 e 79 anos, 9.065 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 30.453 trabalhadores cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Segundo a Receita Federal, o quarto lote ainda vai incluir 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a devolução via Pix, o que a partir deste ano garante preferência na hora da restituição.

Por fim, foram contempladas 5.761.117 pessoas sem prioridade que entregaram suas declarações até o dia 29 de maio deste ano.

Como consultar

Para saber se sua restituição foi incluída neste quarto lote, o contribuinte deve acessar a página www.gov.br/receitafederal, clicando em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve selecionar em “Consultar a Restituição”.

A página vai permitir uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração (por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC). Se o interessado identificar alguma pendência em sua prestação de contas ao Leão, é possível retificar a declaração. Outra opção de consulta é acessar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento da restituição

A restituição será depositada no dia 31 de agosto, na conta informada pelo contribuinte no ato da declaração, de forma direta ou por chave Pix.

Se, por algum motivo, o depósito não for feito (se a conta informada foi encerrada, por exemplo), o valor ficará disponível para saque por um ano no Banco do Brasil. Se isso acontecer, o contribuinte poderá reagendar o crédito do valor pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após um ano, o interessado deverá requerer a restituição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Extraonline

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo