TOCA DO LEÃO

Quem lê meu livro

Erasmo Souto

Adolescente, Erasmo Souto já impostava a voz de locutor, testando seu talento na porta das “Lojas Pernambucanas” e outras casas comerciais. Também foi locutor da Rádio Clube de Itabaiana, a primeira rádio a entrar no ar em sua terra natal. Hoje está radicado no Recife, bancário aposentado que nunca esqueceu sua vida de matuto em Itabaiana. Tanto que já escreveu vários livros contando com irreverência casos de figuras folclóricas tipo “Lula de Nevinha”, “Ferro Velho”, “Tonico Lero-Lero”, “Mário da Gelada”, “Zé Bodinho”, Cabo Totô, Índio, Machinho, Mané Salu e tantos outros. O primeiro livro de Erasmo saiu em 1980: “Um paraíba falando para o mundo”. Depois publicou “Paraíba & Pernambuco – um casal muito maluco”.

 

Seu último livro, “Sua majestade o povão”, diz bem do estilo de Erasmo Souto Camilo, “um matuto de Itabaiana (brenhas da Paraíba). O livro em si é uma demonstração do caráter desta gente brasileira, tão generosa, alegre e sempre otimista, mas que ainda ignora o seu próprio poder de fogo”.

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo