Projeto Estacine exibe “Memórias de uma Gueixa” e “Nos bastidores de Mary Poppins”
O projeto Estacine prossegue, neste último final de semana do mês de março, homenageando as mulheres exibindo filmes com temática que conta histórias de mulheres que marcaram a sociedade com seus exemplos de vida e luta. Neste sábado (26), será exibido o filme “Memórias de uma Gueixa” (26) e “Wlat nos bastidores de Mary poppins”, no domingo (27). As exibições acontecem no miniauditório III, às 16h, da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
A entrada é gratuita e os filmes obedecem a classificação indicativa de idade. O Estacine de março está inserido na programação especial do mês da mulher.
O filme “Memórias de uma Gueixa” conta a história de Chiyo (Suzuka Ohgo) que foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.
No domingo (27) será exibido o filme “Wlat nos bastidores de Mary Poppins” que conta a história de Walt Disney e vontade que tinha de adquirir os direitos de Mary Poppins, escritora australiana P.L. Travers (Emma Thompson), que sempre se recusou a vendê-los para que Disney fizesse “um de seus desenhos bobos”. Entretanto, a crise financeira faz com que ela tenha que negociar. Desta forma, Travers viaja até os Estados Unidos e passa a trabalhar juntamente com a equipe escolhida por Walt Disney para que Mary Poppins possa chegar às telas. Minuciosa e com muita má vontade, ela começa a encontrar problemas de todo o tipo. Como o contrato lhe dá o direito de cancelar a cessão dos direitos, caso não concorde com a adaptação, Disney e sua equipe precisam aceitar seus caprichos para que o filme, enfim, saia do papel.
Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.
No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de dois mil filmes. Em breve o projeto receberá novidades e reformulação.
Secom/JP