GERAL

Projeto de reflorestamento na PB intensifica a produção e plantio de árvores nativas

Projeto de ReflorestamentoO Projeto de Reflorestamento do Olho d’Água da Bica do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande, criado há dois anos, continua expandindo as atividades através da pesquisa, produção de mudas e plantio de árvores nativas nas imediações e dependências do campus localizado no município de Cuité, no Agreste da Paraíba, a 235 km de João Pessoa. Os trabalhos ganharam impulso após a instalação da nova casa de vegetação/estufa agrícola em abril deste ano.

Na última semana, foi realizado um trabalho de semeadura do Pau-Brasil (Caesalpinia enchicata) – espécie que se encontra em risco de extinção desde o período colonial do país. Foram semeadas 100 sementes em sacos apropriados para a produção de mudas, as quais foram acondicionadas na nova estufa.

As sementes são coletadas, catalogadas, acondicionadas em laboratório e, em seguida, é feito um reconhecimento das áreas do Centro e do Horto Florestal (Olho d’Água da Bica), onde se pretende plantar.

Outras espécies estão sendo desenvolvidas no campus universitário, a exemplo do Jatobá (Hymenaeae courbari); Craibeira (Tabebuia aurea); Umbu (Spondias tuberosa); Mulungu (Erythrina velutina); Jucá (Caesalpinea ferrea ); Barriguda (Ceiba glaziovii); Angico (Anadenanthera falcata); Tambor (Enterolobium contortisiliqum); Pereiro (Aspidosperma pyrifolium) e Cumaru (Dipteryx odorata ).

Para ajudar no desenvolvimento das plantas, a equipe de reflorestamento também realiza o transplante de algumas mudas na área do horto florestal do CES e a limpeza de algumas já transplantadas. A ação visa compensar a perda no desenvolvimento inferior daquelas mudas devido às condições ambientais e o baixo regime de chuvas na localidade.

As atividades de reflorestamento na área do campus de Cuité são coordenadas pelos professores Carlos Alberto Garcia e Kidelman Dantas.

Um grupo de estudantes e professores também atua realizando o preparo de material orgânico vegetal proveniente do Restaurante Universitário do CES. O trabalho consiste no aproveitamento de restos de vegetais como cascas de verduras e frutas para o preparo de compostos e substratos orgânicos, ricos em nutrientes, para ser utilizados nas atividades de produção de mudas para reflorestamento e adubação das demais plantas distribuídas ao longo do campus.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo