Produção de petróleo do Brasil sobe quase 10% em junho e volta a patamar de 3 mi bpd
A produção de petróleo e gás natural do Brasil somou 3,821 milhões de barris de óleo equivalente por dia em junho, alta de quase 10% na comparação com maio, em meio à retomada de algumas importantes operações paralisadas devido ao impacto da Covid-19.
A produção de petróleo somou 3,013 milhões de barris/dia, alta de 9% se comparada com o mês anterior e 17,8% frente a junho de 2019.
No gás natural, a extração somou 128 milhões de m3/dia de gás natural, aumento de 12,3% em relação a maio e de 15,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, disse a ANP.
O aumento de produção deve-se, principalmente, aos campos de Lula e Búzios, que respondem em conjunto por mais de 50% da produção total nacional, tanto de gás quanto de óleo, afirmou a reguladora.
Em Lula, houve retomada de produção do FPSO Cidade de Angra dos Reis e da produção à plena carga do FPSO Cidade de Mangaratiba e da P-67. Já em Búzios, houve o retorno à produção à plena carga das FPSOs P-74 e P-76.
A ANP destacou também o aumento da jazida de Sururu, devido à entrada em produção de seu primeiro poço; o retorno completo da P-43, no Campo de Barracuda; e a retomada de Manati e Gaviões, que são campos de gás não-associado, dependendo de despachos de energia elétrica e consumo de gás no mercado.
Por SÃO PAULO (Reuters) – Roberto Samora