ESPORTES
Primeira edição do torneio de “Einstein”, promovido pela Federação Paraibana de Xadrez, aconteceu em João Pessoa neste sábado (15)
Na tarde deste sábado (15) foi realizado pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) o “Primeiro Torneio de Xadrez do Einstein”, que aconteceu no Ed. Residencial Boulevard Saint Michel, Altiplano, e fez parte do circuito de rápida, onde o jogador (a) tem o tempo de 10 minutos e o acréscimo de 5 segundos por lance até concluir a partida. O circuito é organizado pela FPBX e acontece ao longo do ano. A arbitragem deste torneio ficou por conta de Marcelo Urquiza, presidente da FPBX.
Este torneio foi disputado no “sistema Suíço”, com 6 rodadas e teve a participação de 39 enxadristas.
Ao final, o troféu de campeão ficou com o Mestre FIDE (MF) Francisco Cavalcanti (Chiquinho). Chiquinho conquistou o título de MF através da suas participações com vitórias, em torneios internacionais, tornando-se o maior jogador de Xadrez de todos os tempos da Paraíba.
Na segundo e terceiro colocação, respectivamente, ficaram os enxadristas: Jefferson Pereira de Oliveira e Luiz Fábio Jales. Eles também foram premiados com troféus.
Também recebeu um troféu o enxadrista e cadiologista Dr. José Mário Espínola, em homenagem aos 50 anos de dedicação ao xadrez. Sentindo-se emocionado ele pronunciou o seguinte: “Aprendi Xadrez com meu pai. O xadrez faz parte da minha vida. Conheci minha esposa há 50 anos jogando xadrez. Formei uma família maravilhosa”.
Coube ao anfitrião do evento, Einstein Coutinho de Almeida, fazer a entrega da premiação.
Na ocasião Marcelo Urquiza se pronunciou dizendo: “O Xadrez é uma arte nobre ao mesmo tempo em que é uma ciência, precisando de estudo e concentração no seu desenvolvimento. Precisamos expandir o Xadrez nas escolas e nos diversos ambientes sociais. O Xadrez ajuda no desenvolvimento intelectual e social das crianças”. E finalizando a sua fala ele afirmou: “precisamos da interação das empresas nesse processo, ajudando a modalidade com patrocínios. Nesse viés temos um esboço de projeto a ser apresentado aquelas empresas que almejam firmar essa parceria”.
Einstein e Marcelo Urquiza (presidente da FPBX)