Presidente do PDT visita Lula: “Não é possível que a libertação dele demore mais”

Presidente do PDT visita LulaPreso político desde abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (23) a visita do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do ex-governador da Paraíba pelo PSB, Ricardo Coutinho. Após o encontro privado, os políticos estiveram na Vigília Lula Livre para relatar aos militantes impressões e principais temas da conversa com o petista.

“Não é possível que a libertação dele não se dê logo. Já passou do limite, [mas] eu tenho muita esperança. E, ao sair, eu falei: ‘Presidente, até breve, lá fora’”, disse Carlos Lupi, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Ministro do Trabalho e Emprego dos governos Lula e Dilma Rousseff (PT), Lupi afirmou que o ex-presidente ainda tem muito a fazer pelo povo brasileiro.

“Eu vi ele muito bem, forte, lúcido, olhando o futuro do Brasil e preocupado com os pobres, mais fragilizados e mais fracos, que estão sofrendo muito com o desgoverno desse presidente que está a serviço de interesses internacionais e do sistema financeiro”, criticou.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, na Vigília Lula Livre/Foto: Joka Madruga

Já Ricardo Coutinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), esteve, em abril do ano passado, entre os nove governadores e três senadores que foram impedidos de visitar o ex-presidente na condição de amigos, embora seja permitido pela lei de execução penal. Ele falou sobre a conversa com Lula e criticou o governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“Hoje, a única grande liderança, reconhecida pelo povo, que o Brasil tem é o presidente Lula. E ele sabe desse papel, sabe que existe uma conjuntura diferente hoje. Ele está muito disposto a construir, com outras forças políticas, a condição de voltar a fazer do Brasil uma nação de respeito. Esse país está ficando cada vez pior. Uma das palavras que mais me chamou a atenção no diálogo que nós tivemos foi exatamente uma coisa que ele disse: ‘diga ao povo lá fora que eu estou motivado’”, contou.

Governador da Paraíba por dois mandatos, o político ressaltou que a resistência é a expressão do povo brasileiro, inclusive da parte que está adormecida. Há mobilizações marcadas para o próximo dia 30 em defesa da Educação e uma greve geral no dia 14 de junho.

“O presidente Lula explana, principalmente, que a resistência é fundamental. Não interessa de que tamanho ela seja neste momento, o que interessa é que ela exista, porque é inevitável que ela cresça. Não há força no mundo capaz de barrar o crescimento da resistência popular, porque, cada vez mais, as pessoas vão descobrir que estão vivendo o pior, que foram manipuladas e usadas e que, efetivamente, não fazem parte do país que quem hoje governa o Brasil e seus manipuladores externos buscam construir”, reforçou.

Na mesma linha, o presidente nacional do PDT lembrou a expressão: “quando o povo se mobiliza e vai para a rua ninguém segura”. Segundo Lupi, os atos pró-Bolsonaro do próximo domingo (26), organizados por grupos de extrema direita, só escancaram ainda mais fragilidade e debilidade do governo eleito, além da ausência de legitimidade frente à população, na contramão dos governos Lula.

“Um homem que está firme e disposto à luta, um homem que mostra a sua inconformidade pela injustiça que está sofrendo e afirma que não descansará enquanto não provar sua inocência. Só os justos têm essas convicções”, concluiu.

“Ladeira abaixo”

Coutinho também falou sobre a questão da soberania nacional que, segundo ele, é a principal preocupação de Lula. Para o político, o Brasil está sendo rasgado e entregue à preço de banana ao capital estrangeiro, particularmente aos Estados Unidos. Coutinho afirma que, no governo Bolsonaro, o Brasil não tem poder e se posiciona apenas como um vassalo dos estadunidenses.

“Venderam, recentemente, 12 aeroportos no Nordeste por dois bilhões e quatrocentos. Isso significa que, em média, cada aeroporto saiu pela metade de um Boeing, pela metade de um avião. O patrimônio foi entregue, ou seja, um patrimônio que todos os dias gera milhões e milhões de reais foi entregue pela metade da compra de um avião novo”, lamentou.

O ex-governador da Paraíba disse ainda que, além de presidir o Brasil por oito anos, Lula tem, indiscutivelmente, a honra de ser chamado de melhor e maior presidente que o país já teve.

“Para mim, por incrível que pareça, o Lula é mais Lula do que nunca. É uma pessoa muito apaixonada pela vida, independentemente de política. Lula ainda tem um papel muito forte a cumprir em uma época em que o Brasil não tem mais líderes”, encerrou.

Brasil de Fato

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo