GERAL

Prefeitura de Campina Grande tem o FPM integralmente bloqueado

romero-rodrigues-1A Prefeitura de Campina Grande teve, nesta sexta-feira 29, o bloqueio integral da cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O recurso estava programado para integrar o desembolso da Secretaria de Financas na quitação da folha de pessoal relativo ai mês de setembro.

Diante da medida, a Secretaria de Finanças, por recomendação do prefeito Romero Rodrigues, priorizou o pagamento dos servidores que percebem até R$ 4.800,00. Um grupo de pouco mais de 100 funcionários, no caso, perceberão seus vencimentos na próxima terca-feira, segundo o secretário Joab Pacheco.

O bloqueio do FPM, segundo o procurador geral do Município, José Mariz, trata-se de um equívoco a que a Secretaria do Tesouro Nacional foi induzida pela Advocacia Geral da União (AGU). Dívidas antigas resultantes de empréstimos por governos anteriores tornaram-se objeto de uma disputa judicial e técnica que vem causando transtornos ao Município, desde 2013.

Mariz explica que a PGM já conseguiu, no âmbito do Judiciário, a decisão do pagamento de 17% sobre apenas 5% da Receita Líquida, para abater débitos inscritos na Dívida Ativa. De forma intempestiva, a AGU recomendou recentemente à STN o bloqueio do FPM.

O procurador ingressou com requerimento pedindo revisão da decisão, mas já anuncia um mandado de segurança contra a medida. Só no próximo dia 10 de outubro o processo será julgado na Justiça Federal em Brasília.

Com Informações do WScom

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo