POLICIAL

Policiais prendem a ‘Patroa do PCC’, apontada como líder da quadrilha ‘Novo Cangaço’ e treinada por CAC

Elaine Souza Garcia foi citada em documento do MP como integrante de um grupo especializado em roubo a bancos e a empresas de valores

Policiais prenderam nesta semana uma mulher identificada como Elaine Souza Garcia, conhecida como ‘Patroa do PCC’, uma referência à facção criminosa Primeiro Comando da Capital, com sede no estado de São Paulo. Ela foi citada em documento do Ministério Público como uma das lideranças de uma quadrilha que se chama Novo Cangaço, especializada na modalidade de roubo a bancos e a empresas de valores. A suspeita teria movimentado R$ 3,3 milhões em um período de seis meses, informou o Tribunal de Justiça (TJ-SP). A informação foi publicada no jornal O Globo.

O Brasil tem mais de 70 facções criminosas, de acordo com o estudo Segurança Pública e Crime Organizado, divulgado pela Esfera Brasil e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em junho. Outro levantamento, divulgado pelo MP-SP em 2021, apontou que o PCC tinha pelo menos 112 mil integrantes em 2019.

Em vídeo, a mulher apareceu treinando tiros com um fuzil sob orientação de um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). De acordo com investigadores, Elaine é responsável pela negociação de drogas, armas e por receber retornos sobre assassinatos de rivais.

Em 4 de setembro deste ano, o TJSP negou o pedido feito pela defesa de Patroa. Seria a revogação da prisão preventiva. O tribunal afirmou que a suspeita é de alta periculosidade no esquema do cangaço novo. Ela integra o PCC desde 2021, acrescentou a instituição.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo