Polícia usa helicópteros, 500 homens, bombas e balas de borracha para despejar famílias sem teto, em João Pessoa
Cerca de 500 homens das Polícias Militar e Federal estão realizando o despejo de 250 famílias que estavam num condomínio da Caixa Econômica Federal, no bairro das Indústrias, em João Pessoas, desde as primeiras horas do dia. As famílias sem teto ocupavam os prédios há um ano. As famílias estão sendo levadas para o ginásio de uma escola no conjunto Vieira Diniz.
Segundo o deputado estadual Frei Anastácio, que vem acompanhando as famílias, a polícia chegou ao local por volta das 5h, usando helicópteros, bombas de efeito moral e balas de borracha. “Foi uma verdadeira operação de guerra contra famílias indefesas que acordaram sob toda essa pressão. A grande pergunta que fica é para onde essas famílias irão, já que a grande maioria delas não tem para onde ir. São mais de mil pessoas. Esperamos que a Prefeitura de João Pessoa, ou o governo do estado encontrem uma solução para resolver a triste situação desses sem teto”, disse o deputado.
O condomínio tem mais de vinte blocos de apartamentos, sem portas, com rede de esgoto correndo a céu aberto e muito lixo acumulado. “Quando foram ocupados, estavam abandonados pela Caixa. Naqueles apartamentos inacabados estavam 147 crianças, muitos idosos e várias pessoas portadoras de necessidades especiais. Mas, sabe o que as famílias receberam até agora: apenas a ordem de despejo e a presença da polícia levando medo para o local”, disse.
Eu faço um apelo aqui para a Caixa Econômica Federal, para o comando da Polícia Militar e para o Ministério Público que não despejem aquelas famílias sem ter um local onde elas possam ficar. Com o despejo, as 250 famílias, com 147 crianças, idosos e deficientes estão na rua porque não têm para onde ir. Quero aqui parabenizar o movimento de mulheres guerreiras e o Movimento Terra Livre que estão coordenando aquela ocupação do Vista Verde.
Assessoria