Poetas paraibanas dão show em movimento nacional de mulheres no Pará
Poetas paraibanas dão show em movimento nacional de mulheres no Pará As cordelistas Cristine Nobre, Juliana Soares, Annecy Venâncio e Anne Karolynne tiveram excelente participação no VII Encontro Nacional do Mulherio das Letras, que reuniu mulheres diretamente envolvidas na produção literária, vindas de todo o país.
O encontro se deu de 5 a 8 de setembro, em Belém do Pará. O objetivo é contribuir para a democratização da produção e divulgação literárias, prezando pela diversidade e pela luta coletiva por visibilidade de escritoras. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus BR, onde as “Marias da Poesia”, coletivo de mulheres poetas, lançaram livros e declamaram seus poemas, com grande aceitação do público.
Elas participaram ativamente de mesas-redondas, painéis, rodas de conversa, oficinas e Feira de Livros, Artesanato e Gastronomia, saraus, performances e intervenções poéticas. O Mulherio das Letras é um coletivo que reúne mais de sete mil mulheres de todo o Brasil e também do exterior.
Trata-se de um movimento diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral, que se propõe a discutir as questões da mulher nas áreas da literatura, da arte e da cultura.
O movimento se propõe a divulgar melhor os trabalhos produzidos por mulheres, estimular publicações, produzir eventos e ações de incentivo à escrita literária e à leitura e promover intercâmbios entre autoras, pesquisadoras, tradutoras, editoras, livreiras, contadoras de histórias e demais envolvidas na cadeia criativa e produtiva do livro. Dessa forma, movimenta o mercado para que se torne menos homogêneo e mais diversificado.