Poeta juvenil de Pilões recebe diploma da Academia de Cordel em recital de rua
jovem poeta Walter da Silva Sales, de 15 anos, será agraciado com o diploma de sócio participante do Núcleo de Poetas Juvenis da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, durante sarau que será realizado em Pilões em 10 de maio, atividade do projeto Caravana do Cordel Brasileiro naquela cidade. A distinção é um reconhecimento merecido pela dedicação do jovem poeta à literatura de cordel, que tem impacto significativo entre a nova geração na comunidade pilonense. Walter Sales é pupilo do poeta Gilberto Baraúna, membro efetivo da ACVPB, que destacou a importância de incentivar a juventude em prol da difusão do cordel, gerando novos leitores e autores.
O evento marcará o final do projeto Caravana do Cordel Brasileiro, que já percorreu as cidades de Itabaiana, Juripiranga, Solânea e Bananeiras. “Será um momento de honra para meu apadrinhado literário e um tributo ao seu compromisso de estudar a técnica do cordel e salvaguardar esse patrimônio cultural da Paraíba e do Brasil”, disse Baraúna.
O recital será realizado às 19 horas na Praça João Pessoa, no centro da cidade, com apresentação dos poetas Matheus Bodão Ferreira, Neto Ferreira, Assis Freitas, Robson Jampa e o próprio Gilberto Baraúna, além do poeta e pesquisador da literatura de Cordel, Aderaldo Luciano, que será também diplomado como novo integrante da Academia. Pela manhã, no Museu Arqueológico da cidade, será ministrada oficina de cordel com o poeta Merlanio Maia e capacitação em xilogravura, com o gravurista Josafá de Orós, ambos associados à Academia de Cordel do Vale do Paraíba.