PMJP empossa 1.300 concursados da educação
Foi ao lado dos familiares e com um sentimento de conquista que os 1.300 aprovados no concurso para a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) tomaram posse, na manhã desta segunda-feira (26). O ato foi oficializado pelo prefeito Luciano Cartaxo, que manteve o compromisso de dar posse a todos os aprovados de uma única vez e garantir a presença deles nas escolas já no início do ano letivo de 2015.
“Este é um momento de realização de um compromisso coletivo para nós e de firmação de um compromisso profissional e de vida para estes concursados”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Agradeço a todos eles por terem se preparado e se colocado à disposição para tomar como sua uma missão tão nobre, pois a cidade conta com cada um deles. Esperamos que juntos para que possamos formar uma grande equipe e trazer um novo padrão de qualidade para a educação da Capital”, complementou.
O concurso do magistério foi realizado para o preenchimento de vagas para Educação Básica I e professor da Educação Básica II – (disciplinas: Ciências, Dança, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Libras, Matemática, Música, Português e Teatro), além de assistente social escolar, orientador educacional, psicólogo escolar, supervisor escolar e agente educacional. No total, 1.300 profissionais estão sendo incorporados ao quadro funcional, o que representa um impacto de cerca de R$ 1 milhão na folha municipal mensalmente.
O vice-prefeito Nonato Bandeira, destacou a importância de se investir em educação. “Essa gestão tem feito um grande investimento na estrutura física de nossas escolas e creches, e agora mostra que compreende que nada é mais importante do que investir na qualidade dos profissionais que trabalham nessa área. Nenhum país que deu certo conseguiu fazer isso sem apostar na educação”, declarou.
Conquista – Entre os profissionais empossados, o sentimento é de conquista. “É com uma alegria imensa que participo deste momento e agradeço ao prefeito Luciano Cartaxo por entender a importância de contar com pessoas capacitadas em sua gestão”, afirmou a concursada Viviane Vieira, que assume como professora. “João Pessoa hoje entra para a história por estar investindo no que é mais importante agora para colher os frutos no futuro”.
Hayssa Araújo, empossada como agente educacional, afirmou que o momento foi um marco em sua vida. “Ver o meu nome na lista foi uma grande vitória. Acredito que o mesmo aconteceu para todos os que estão tomando posse hoje. Que bom que a gestão inovou convocando todos os aprovados. Isso prova que o trabalho está sendo planejado e é assim que as coisas dão certo. Espero que continue dessa forma”, declarou.
Em atividade – Os profissionais empossados começarão a trabalhar no dia 2 de fevereiro, com o início do ano letivo, e vão figurar na folha de pagamento no mesmo mês. Os locais de trabalho serão anunciados pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (Sedec).
De acordo com a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, é uma grande alegria poder acolher os novos membros da equipe. “Em pouco mais de dois anos de gestão conseguimos realizar o maior concurso de toda a história da Sedec. A educação é a base para uma sociedade justa e igualitária, e ela precisa ser feita por quem entende e com muito compromisso”, destacou.
O secretário municipal da Administração, Roberto Wagner, ressaltou o sentimento de dever cumprido em poder dar posse aos profissionais aprovados. “A determinação do prefeito era de que fizéssemos tudo o que fosse possível para darmos posse a todos os profissionais de uma só vez e com muito esforço conseguimos colocar isso em prática”, reforçou.
Estiveram presentes no evento o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, o pastor Estevão Fernandes e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), Daniel de Assis. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Benilton Lucena, Professor Gabriel, Djanilson Fonseca, Bosquinho e Elisa Virgínia; e os deputados estaduais Anísio Maia e João Gonçalves.
Secom/JP