FIQUE LIGADO

Plataforma criada na UFCG monitora legislativo federal

UFCG (Foto: Bruno Araújo/Creative Commons)

Foi lançada, no último dia 27 de novembro, a Plataforma Parlametria, desenvolvida pelo Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com pesquisadores da Open Knowledge Brasil e da ONG Dado Capital. O objetivo é acompanhar como se posicionou deputados e senadores nas votações, quais os seus vínculos e afinidades políticas e econômicas dentro e fora do Legislativo. Acesse o site.

O propósito é também simplificar as informações, uma vez que tramitam no Congresso Nacional mais de 27 mil proposições e muitos dos dados disponibilizados são organizados em estruturas complexas ou em formato que dificultam o acesso da grande maioria a informações tão robustas.

Com a ferramenta, é possível, por exemplo, verificar como votou cada parlamentar em temas sobre Meio Ambiente, Direitos Humano, Integridade e Transparência, Agenda Nacional e Educação. Além de acompanhar, em termos percentuais, quais votos favoráveis a agenda do Governo.

Para o professor da UFCG, Nazareno Andrade, coordenador do Laboratório Analytics,  a intenção da ferramenta é disponibilizar informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do Parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse. “O que pretendemos com o estudo é mostrar como esses grupos econômicos seguiram atuando, mesmo depois da proibição do financiamento privado. Importante é o cidadão acompanhar o deputado que elegeu com base nessas informações”, ressalta.

DiárioPB com Portal Correio

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo