GERAL

Planejamento e controle de finanças destacam Paraíba no cenário nacional

Businessman Analysing Growth With TabletPor meio de acompanhamento da execução orçamentária e financeira feito em tempo real por um painel online, o Estado tem garantido o controle das finanças e a aplicação de recursos em áreas prioritárias. Enquanto muitos estados passam por crises avassaladoras, a Paraíba se destaca no cenário nacional com uma lógica de investimentos que gera empregos e movimenta a economia.

“O ritmo de investimentos do estado da Paraíba é destacado no cenário nacional justamente porque nós temos priorizado a manutenção de obras, que é o que faz a economia aquecer, pois você gera empregos, além de contratar serviços e materiais”, aponta o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza.

Segundo ele, isso só é possível devido a algumas ações realizadas pelo governo, como a contenção de despesa com pessoal (no início do ano, todos os cargos de cada secretaria foram analisados e rediscutidos, buscando o máximo de dimensionamento possível, o que garante o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, com um percentual abaixo de 49% da receita comprometida com gasto com pessoal); a emissão de decretos que visam o contingenciamento de despesas de custeios (ao início do ano, 30% do orçamento de todas as fontes foram contingenciadas para que se equilibre o orçamento com o financeiro); e, consequentemente, a manutenção dos investimentos.

“No Governo da Paraíba, hoje, só se autoriza o empenho de uma despesa se houver a garantia dos recursos financeiros”, complementa Waldson. “Não há despesa nenhuma autorizada no governo que não passe por essa regra: equilibrar os gastos do Estado com o fluxo de caixa”, pontua.

O secretário destaca ainda algumas obras nas áreas de recursos hídricos, infraestrutura rodoviária, saúde e educação, que são as grandes áreas de investimento do governo, como a reformulação e construção de novas escolas, os mais de 2400 km de novas estradas e os quase 1400 km de adutoras. “Um grande exemplo é a adutora Transparaíba, que  tem 350 km de extensão e onde estão sendo investidos mais de R$ 328 milhões, indo de Boqueirão a Frei Martinho, garantindo segurança hídrica para as regiões do Curimataú e Seridó”, exemplificou.

Além disso, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que seja aplicado ao menos 12% da receita em saúde, a Paraíba, atualmente, já investe mais de 13% na área; já na educação, é respeitado o percentual de 25% determinado pela lei, áreas tidas como prioritárias para o governo.

Dessa forma, o equilíbrio fiscal é possível na Paraíba devido às fortes medidas de controle e avaliação frente a execução orçamentária e financeira, além do respeito à legislação fiscal do país. “São estas medidas que permitem a Paraíba destacar-se no ranking nacional de competitividade, estando posicionado em primeiro lugar no Nordeste e em décimo lugar no país”, afirma o secretário.

A secretária de Finanças, Amanda Araújo, por sua vez, lembrou que o Governo do Estado enxugou e fundiu secretarias e diminuiu custeio, mesmo abrindo mais serviços, aumentando a frota da polícia e entregando novas escolas e modernizando outras. “Um governo sério e comprometido trabalha com planejamento financeiro e estratégico para continuar investindo em obras fazendo com que a economia Paraibana desponte nacionalmente se tornando o estado mais competitivo do Nordeste e o décimo do País. O nome disso não é mágica, é trabalho comprometido de um governo que não se cansa de levar a seu povo austeridade e desenvolvimento. É assim que trabalhamos à frente da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba, qualificando gastos e planejando o melhor uso da máquina pública, para que o dinheiro do povo volte para quem de direito através de investimentos diversos”, ressaltou.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo