Piloto da TAM realizou “manobra evasiva” para desviar de OVNI em 2007, revelam documentos
Os registros foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional
Um piloto, cuja identidade não foi revelada, da extinta TAM Linhas Aéreas, reportou que em 1º de outubro de 2007, durante um voo, precisou realizar uma “manobra evasiva” após a aeronave se aproximar de um objeto voador não identificado (OVNI), que ele descreveu como uma “estação espacial” emitindo uma “forte luz”. O incidente foi relatado ao 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV).
Os registros desse evento foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional.
De acordo com a CNN Brasil, que teve acesso ao documento, a aeronave realizava o voo 8077, entre Manaus (AM) e Belém (PA). Por volta das 6h43, quando o avião sobrevoava a cidade de Santarém (PA) a uma altitude de 39 mil pés (cerca de 11,9 mil metros), a tripulação avistou um objeto luminoso se deslocando de leste a oeste.
Uma manobra evasiva na aviação é uma ação rápida e intencional realizada por um piloto para evitar uma ameaça iminente, como uma colisão com outra aeronave, uma aeronave inimiga, ou até mesmo condições climáticas adversas. Essas manobras são usadas para alterar rapidamente a trajetória de voo, geralmente envolvendo mudanças bruscas na altitude, direção ou velocidade da aeronave.
Com Brasil 247