GERAL

PCdoB anuncia que terá candidatura própria à Prefeitura de João Pessoa

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba terá candidatura própria a prefeito de João Pessoa nas eleições municipais de outubro deste ano. O processo de discussão de uma candidatura majoritária foi iniciado e quatro nomes da legenda já são apontados como pré-candidatos: Simão Almeida (ex-deputado estadual), Marcos Santos, Jonildo Cavalcanti (atual presidente do diretório pessoense) e Gregória Benário (presidente estadual).

As discussões acerca da candidatura própria tiveram início na manhã deste sábado (11) durante a realização do seminário ‘Encontro de Pré-Candidatos 2020’, que reuniu militantes do partido no auditório do Hotel JR, no Centro de João Pessoa, quando foram debatidos os temas ‘Pré-Campanha’, ‘Legislação Eleitoral’, ‘Contabilidade’ e ‘Pré-Lançamento do Movimento 65’.

O encontro também reuniu os pré-candidatos a vereador do partido à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A direção da agremiação partidária garante que 90% da sua chapa de pré-candidatos a vereador já está completa. “O PCdoB vem forte para disputar as vagas na Câmara Municipal”, afirma o presidente comunista na capital paraibana, Jonildo Cavalcanti.

“O encontro também abriu o processo de discussão para lançar candidatura própria a prefeito da capital, com nomes como Simão Almeida, Marcos Santos e Gregória Benário, entre outros quadros que o partido tem com grande qualificação para ofertar à população da capital”, completa Jonildo Cavalcanti, que também teve seu nome incluído na lista de pré-candidatos a prefeito.

O seminário realizado na manhã deste sábado reuniu cerca de trinta pré-candidatos a vereador. “O evento foi muito positivo. A nossa chapa está praticamente fechada. Ela está bem forte e diversificada, com representação dos movimentos sociais, sindicatos, professores, profissionais liberais e lideranças comunitárias”, avisa Jonildo.

De acordo com o presidente municipal do PCdoB, há uma orientação da direção nacional da legenda para lançar candidaturas a prefeito e a vereadores em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras. “Não é mais como exceção. Agora o partido coloca como regra o lançamento de candidaturas majoritárias nas capitais e nas principais cidades do país”, informa, ele, destacando: “Não estamos lançando oficialmente ainda as pré-candidaturas, mas abrindo o processo de discussão para a possibilidade de lançar uma candidatura majoritária em João Pessoa”.

‘Movimento 65’

No seminário deste sábado, também ocorreu em João Pessoa o pré-lançamento do ‘Movimento 65’, que reforça a identidade do Partido Comunista do Brasil para as eleições de 2020. O ‘Movimento 65’ foi lançado em reunião da direção nacional no início de dezembro do ano passado.

“O ‘Movimento 65’ é um lugar para os lutadores e lutadoras das causas da classe trabalhadora e do povo, intelectuais e agentes culturais progressistas, líderes da sociedade civil”, relembra Jonildo Cavalcanti, ressaltando que a iniciativa não chega a ser uma novidade na centenária trajetória dos comunistas do Brasil.

“O partido sempre foi inventivo em buscar saídas para as situações mais complexas da luta política. Foi assim que surgiu a Aliança Nacional Libertadora, a ANL, instrumento amplo para enfrentar a ditadura do Estado Novo, agregando uma diversidade maior de segmentos da sociedade brasileira, com base na defesa da democracia e dos interesses nacionais”.

Na resistência à ditadura militar, que marcou o Brasil por 21 anos, os comunistas atuaram no MDB, depois PMDB, buscando agregar setores mais avançados daquele partido de frente em articulações como ‘Bloco Popular’ e ‘Tendência Popular’. O objetivo era sempre o mesmo, agregar o máximo de força para obter avanços e defender a democracia.

O ‘Movimento 65’ se direciona, conforme repete Jonildo Cavalcanti, a acolher filiações democráticas de lideranças de feições políticas e ideológicas amplas e comprometidas com uma plataforma patriótica, democrática e progressista para as cidades e o país.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo