CINEMA

Patrocinado pelo Governo do Estado, “Desvio” é o vencedor do Fest Aruanda

O longa-metragem “Desvio”, do cineasta paraibano Arthur Lins, foi o grande vencedor da 14ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, realizado entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro, em João Pessoa. O filme recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). “O apoio do governo através do edital Linduarte Noronha foi fundamental”, afirmou Arthur Lins.

Para o cineasta paraibano, o financiamento gera as possibilidades de emprego e renda para os profissionais do audiovisual de nosso Estado, bem como fomenta o ciclo de crescimento artístico que estamos vivendo. “Financiar o cinema, através de apoios e incentivos, deve ser um norte para uma política cultural atenta as potencialidades do setor no desenvolvimento social a curto e longo prazo”, destacou Arthur Lins, acrescentando que fazer cinema é um ato político e que só pode acontecer com a maturidade coletiva do setor.

Além do prêmio de melhor filme, o longa-metragem “Desvio” venceu também as categorias de melhor roteiro e melhor direção (Arthur Lins), melhor direção de arte (Shiko), melhor trilha so-nora (Vitor Colares), melhor ator (Daniel Porpino) e melhor longa no júri popular. Segundo o cineasta, a conquista é fruto da persistência de desejos individuais de fazer cinema, atrelada igualmente a necessidade de criar as condições para que o cinema esteja sempre aliado a uma busca coletiva, plural, pois se trata da arte dos encontros e do movimento, na tela e fora dela.

Em 2016, “Desvio” recebeu um investimento de R$ 250 mil do Governo do Estado, por meio do Edital Linduarte Noronha, promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos. O filme foi rodado nas cidades de João Pessoa e Patos e conta a história de Pedro (Daniel Porpino), que recebe o direito de uma saída temporária da cadeia para visitar a família e neste curto espaço de tempo, confronta os antigos fantasmas e planeja novos rumos de vida.
Fomento à cultura – Durante a cerimônia de abertura do 14º Fest Aruanda, o governador João Azevêdo anunciou o lançamento de um edital para a realização de projetos de mostras e festivais de cinema na Paraíba. O Fest Aruanda recebeu patrocínio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo