Partidos, Congresso e imprensa são as instituições mais desacreditadas pelos brasileiros, mostra pesquisa Quaest
Brasileiros nutrem grande desconfiança também pelos bancos, STF e pela Presidência da República
Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (29) mostra que os partidos políticos, o Congresso Nacional e a imprensa são as instituições sobre as quais pesam a maior desconfiança da população brasileira.
Na sequência, aparecem os bancos, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Presidência da República. Segundo o professor Felipe Nunes, CEO da Quaest, se o novo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tiver como objetivo recuperar a imagem da Corte, terá que “pautar assuntos de interesse da sociedade, convencer os colegas a evitar decisões monocráticas, e reestabelecer a percepção de harmonia entre os poderes”. “Talvez seja o melhor momento pra isso. Barroso tem as credenciais acadêmicas e políticas para tais metas”, concluiu.
Barroso toma posse como presidente do STF com um desafio claro: reconstruir a confiança popular no Supremo. A última pesquisa @quaestpesquisa sobre o assunto mostrou que a desconfiança na casa beira os 80%. Para ser exitoso nesta missão Barroso terá que ser capaz de (1) pautar… pic.twitter.com/wcxDFZcKDM
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) September 29, 2023
DiarioPB com Brasil 247