GERAL

Parlamentares de Taiwan aprovam casamento homoafetivo, em medida inédita na Ásia

Taiwan aprovam casamento homoafetivo,
Apoiadores do casamento homoafetivo comemoram aprovação de lei do lado de fora do Parlamento 17/05/2019 REUTERS/Tyrone Siu Foto: Reuters

Taiwan se tornou nesta sexta-feira o primeiro local da Ásia a legalizar o casamento homoafetivo, levando milhares de pessoas a comemorar com bandeiras com as cores do arco-íris em frente ao Parlamento, embora ainda haja divisões profundas sobre igualdade matrimonial.

Parlamentares do majoritário Partido Democrático Progressista (DPP) apoiaram o projeto de lei, que foi aprovado por 66 a 27, ainda que a medida possa dificultar a tentativa do presidente Tsai Ing-wen de se reeleger em 2020.

Manifestantes enfrentaram uma chuva forte do lado de fora do Parlamento na capital Taipé, com alguns se abraçando às lágrimas e outros comemorando a votação com gritos de “Primeiros da Ásia” e “Muito bem, Taiwan”.

O projeto, que propõe aos casais homossexuais proteções legais semelhantes às de heterossexuais, entrará em vigor em 24 de maio, depois da sanção de Tsai.

“Hoje é um dia de orgulho para Taiwan. Nós demonstramos ao mundo os valores de gentileza e inclusão para essa terra”, disse Tsai a repórteres após a aprovação da medida.

“Por meio da legalização, garantimos que o amor de todos é igual e todos são tratados igualmente”, acrescentou Tsai, cuja plataforma política na eleição presidencial de 2016 incluía a promessa de igualdade matrimonial.

A lei, no entanto, permite casamentos homoafetivos apenas entre taiwaneses, ou com estrangeiros cujos países reconheçam a união homossexual. Ela também permite a adoção de crianças biologicamente ligadas a ao menos uma das pessoas do casal.

“Após 30 anos de brigas, os homossexuais finalmente podem se casar”, disse o músico Ken Chen, de 32 anos, que acompanhava a votação do lado de fora do Parlamento. “Muito de nós estavam às lágrimas”.

Entretanto, a decisão pode dificultar a tentativa de reeleição de Tsai em janeiro.

No ano passado, eleitores de Tsai se opuseram ao casamento homoafetivo em uma série de referendos, definindo o matrimônio apenas como a união civil de um homem e uma mulher.

Grupos conservadores alegaram que a lei desrespeita a vontade do povo.

Terra

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo