Paraibanos vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; saiba quem são
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nessa quinta-feira (11), a convocação de 147 atletas de nova modalidade que vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Onze são paraibanos estão na lista de convocados.
Veja quem são mais abaixo:
Ao todo, foram anunciados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 convocados no total. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020.
Entre os convocados, estará o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, que buscará o seu tricampeonato paralímpico na prova dos 100m da classe T47 (amputados de braço). Antes, foi medalhista de ouro na prova em que é especialista nos Jogos do Rio 2016, com o tempo de 10s47, e, em Tóquio 2020, com 10s43. O velocista ainda é o atual recordista mundial da disputa, com o tempo de 10s29, registrados em 2022, durante o Desafio CPB/CBAt, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Paraibanos selecionados foram:
Atletismo
- Ariosvaldo Fernandes da Silva – Campina Grande
- Cicero Valdiran Lins Nobre – Aguiar
- Joeferson Marinho de Oliveira – João Pessoa
- Petrúcio Ferreira dos Santos -São José do Brejo do Cruz
Bocha
- Laissa Polyanna Guerreira Silva Vasconcellos Teixeira – Campina Grande
Futebol de Cegos
- Luan de Lacerda Gonçalves – João Pessoa
- Matheus da Costa Coelho Bussuma – João Pessoa
Goalball (Masculino)
- Emerson Ernesto da Silva – Campina Grande
Halterofilismo
- Ailton de Andrade Bento de Souza – Mamanguape
Judô
- Willians Silva de Araújo – Sapé
Taekwondo
- Silvana Mayara Cardoso Fernandes – São Bento
Por modalidade, houve a convocação de 70 atletas e 16 guias do atletismo, nove competidores e três calheiros da bocha, seis ciclistas, 13 judocas, 11 halterofilistas, sete atletas e um timoneiro do remo, cinco arqueiros, dois atiradores esportivos, além de três atletas e um guia do triatlo.
Modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, o atletismo é o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo – foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.
DiarioPB com Portal Paraíba