Paraibano Arthur Piloto fatura ouro no campeonato Sul-Americano Open
No último domingo (05), o paraibano e bicampeão mundial de jiu-jítsu Arthur Piloto faturou ouro, na categoria mesma idade e mesmo peso, além do cinturão, no desafio Kids, durante o campeonato Sul-Americano Open, sendo o único atleta convidado a representar a Paraíba no evento. A competição aconteceu, na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro.
O campeonato é organizado pela SJJSAF que é a federação responsável pelo jiu-jitsu na América do Sul e ligada a SJJIF (Sport International Jiu Jitsu Federation).
Na ocasião, o atleta Arthur Piloto participou de três competições, sendo as seguintes: entre atletas da mesma idade, faixa e peso, concorrendo a medalha de ouro; disputou o cinturão do campeão do desafio Kids, em que atletas, da mesma idade e de diferentes categorias e de peso, enfrentaram-se, valendo cinturão para o campeão dos campeões.
O Sul-Americano Open da SJJSAF tem algumas peculiaridades, duas sendo destaques: não existe vantagem, pois só são registrados os pontos. Além disso, no caso de empate, a luta se prorrogará até que um adversário faça ponto ou o outro desista, diferentemente de outras federações ou competições em que o juiz decide o vencedor.
Trajetória
Com apenas 12 anos, o paraibano e bicampeão Arthur Piloto já tem currículo de gente grande e coleciona, aproximadamente, 100 medalhas de ouro, reunindo todas as competições.
O atleta iniciou no jiu-jitsu aos oito anos de idade e, em apenas quatro anos de competição, conquistou os títulos mais importantes no cenário mundial, tornando-se um prodígio e uma referência, no cenário internacional do jiu-jitsu Kids.
A última disputada foi no campeonato europeu, ocorrido na Irlanda, em dezembro do ano passado. Além disso, participou do Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em agosto, de 2022, onde lutou na categoria superpesado (até 60kg, na faixa amarela) e se consagrou bicampeão, ganhando mais uma vez a medalha de ouro, tornando-se o único bicampeão, no campeonato Sul-Americano, das Américas e do Nordeste.
Entre as principais vitórias estão: os títulos de bicampeão brasileiro pela Confederação Brasileira, no campeonato, em São Paulo, em 2019 e 2022; pelas Confederações Internacionais, no Pan-Americano, nos Estados Unidos, em 2020, 2021 e 2022 sendo, neste caso, o primeiro paraibano infantil a disputar e ganhar o evento, além de, atualmente, ser o único nordestino bicampeão; pela Confederação Internacional, no Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em 2019 e 2022, e campeão mundial, na categoria pesado, aos 11 anos, pela Confederação dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi e, em novembro, deste ano, no mesmo País, faturou a medalha de prata, ocasião em que estreou na faixa laranja.