CORONAVÍRUS

Paraíba volta a registrar alta no número de casos e mortes

Boletim da SES aponta mais 37 mortes causadas pela covid-19 e 2.132 confirmações de contágio no Estado.

Pelo segundo dia consecutivo, a Paraíba apresentou uma alta confirmação de novos casos confirmados para covid-19 acima de 2 mil casos. Ontem o número divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi de 2.132 novos paraibanos com testagem positiva para a presença do vírus no organismo e ainda 37 mortes em decorrência do agravamento da doença. Com os novos números, o Estado chegou a 73.104 casos, sendo 1.618 óbitos e 28.566 pacientes recuperados.
O aumento de casos se dá, principalmente, pela instabilidade no sistema de notificação que apresentou problemas do dia 15 de julho até a última terça-feira. A normalização e divulgação dos casos ainda estão ocorrendo. O sistema interliga as secretarias de saúde e vigilâncias sanitárias dos municípios com a Secretaria Estadual.

A perspectiva é que a média se mantenha até a normalização total. Desde o retorno do sistema, algumas cidades com alta incidência da doença seguem sem alteração no número de casos, como Caaporã. Com 214.453 testes para o diagnóstico do novo coronavírus realizados em todosos municípios somado ao montante de casos e mortes, a taxa de letalidade voltou a cair, registrando 2,2%. A média segue similar a da Bahia que também registra o mesmo percentual de letalidade em um universo com 138.358 casos e 3.023 óbitos.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 51%. Média mantida também pela Região Metropolitana de João Pessoa que tem uma taxa de ocupação de 54%. Em Campina Grande, o número de leitos de UTI adulto que estão ocupados é de 43%. No Sertão o índice permanece alto com 65% de ocupação. Referente a quarta-feira, o índice de Isolamento Social apresentou uma leve queda registrando apenas 39,63%. A média anterior foi de 40,3%. Ambas são consideradas baixas para a SES que possui a média mínima de respeito às medidas restritivas de 50%.

A lista de cidades segue sem alteração a mais de uma semana com 221 das 223 cidades com casos. Apenas
Ouro Velho e São Domingos seguem sem casos. Enquanto isso, 10 cidades já possuem mais de mil casos confirmados, de acordo com a SES. João Pessoa teve uma alta de 667 casos e chegou a 19.166, Campina Grande também teve um aumento considerável e chegou a 9.767 contaminados, Guarabira tem 3.121 casos, Patos chegou a 2.295, Cabedelo tem 2.233 casos, Mamanguape com 1.917, Santa Rita chegou a 1.841 casos, Bayeux tem 1.296 pessoas infectadas, Pedras de Fogo com 1.157, São Bento chegou a 1.079 e Cajazeiras com 1.020. A Prefeitura de Sousa, através de suas redes, informou que a cidade chegou a 1.157 casos. O número ainda não foi confirmado pela SES devido a instabilidade no sistema de notificação e a demora no registro dos novos casos por parte da vigilância sanitária do município. Os casos na cidade, de acordo com boletim estadual, é de 933 casos. Dos 37 óbitos foram confirmados pela SES ontem, deles 9 ocorreram no intervalo entre a quarta-feira e a quinta-feira, na publicação do boletim. De terça-feira a ontem, o número de mortes equivalem a 29,72% e os demais falecimentos ocorreram entre 23 de maio e 21 de julho. No total, as vítimas se dividem em 19 homens e 18 mulheres. Três deles não apresentavam comorbidades e quatro deles não tiveram as comorbidades informadas. As demais tinham em seu histórico doenças como hipertensão, diabetes, obesidade,
cardiopatia e insuficiência cardíaca, doenças respiratórias, doenças neurológicas, tabagismo, doenças renais, elitismo e doença hepática.

Fonte A UNIÃO

Ana Flávia Nóbrega
ana8flavianobreg@gmail.com

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo