GERAL

Paraíba: veja quem são os pré-candidatos ao governo do estado e ao Senado

O atual governador João Azevedo deve tentar a reeleição; forças de oposição articulam candidaturas

Palácio da Redenção, em João Pessoa, sede do governo da Paraíba.

A Paraíba conta com ao menos seis pré-candidatos ao governo do estado, entre os quais o atual governador, João Azevêdo (PSB), segundo um levantamento da CNN Brasil. Azevêdo deverá tentar a reeleição e poderá enfrentar nas urnas sua vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT).

Nas redes sociais, ela tem assumido um discurso de oposição ao próprio governo ao qual faz parte, expondo um rompimento com o chefe do Executivo estadual.

Os nomes dos concorrentes ainda podem mudar porque os partidos têm até 5 de agosto para escolher seus candidatos e candidatas nas convenções partidárias. A seguir, a CNN traz a relação de possíveis postulantes ao governo da Paraíba e ao Senado.

Os pré-candidatos ao governo estadual

O atual governador já foi secretário de Infraestrutura de João Pessoa e ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. Azevêdo é professor aposentado do IFPB (Instituto Federal de Educação Tecnológica). Em fevereiro, ele deixou o Cidadania ― após o partido aprovar a intenção de formar uma federação partidária com o PSDB ― e retornou ao PSB, sigla pelo qual se elegeu governador em 2018.

A atual vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, teve a candidatura ao governo do estado confirmada pelo PDT no fim do ano passado. Esta será a primeira vez que concorrerá à chefia do Executivo estadual. Feliciano é médica e empresária. Ela já se candidatou ao Senado (2002) e concorreu como vice-prefeita de Campina Grande (2008), ambas as vezes sem sucesso. Elegeu-se vice-governadora em 2014, com o então governador Ricardo Coutinho (PSB), e em 2018 foi reeleita na chapa de João Azevêdo.

Entre os possíveis concorrentes está ainda o jornalista Nilvan Ferreira (PTB), que em 2020 chegou ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado por Cícero Lucena (PP). Ferreira é presidente do Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba e apresentador de um programa de televisão.

Deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB) disputará o governo pela primeira vez em 2022. Ele é filho do ex-governador do estado Cássio Cunha Lima. Advogado e presidente do Instituto Teotônio Vilela (órgão de formação política do PSDB), Pedro Cunha Lima foi o candidato a deputado federal mais votado na Paraíba em 2014.

Outros pré-candidatos são Adjany Simplicio (PSOL), professora que irá concorrer pela primeira vez ao cargo, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), advogado e senador desde 2019.

Rêgo é mais um dos estreantes na disputa pelo governo da Paraíba. Ele foi prefeito de Campina Grande entre 2005 e 2013 e deputado federal de 2015 até 2019, quando assumiu o cargo atual. É filho da também senadora Nilda Gondim (MDB) e irmão do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Vital do Rêgo Filho.

Os pré-candidatos ao Senado

Na disputa pelo Senado, ao menos cinco nomes são cotados para a vaga de Nilda Gondim (MDB), que não irá concorrer à reeleição este ano. Então suplente, ela assumiu o cargo em janeiro de 2021, após a morte do senador José Maranhão (MDB) por complicações da covid-19.

Ricardo Coutinho (PT), governador da Paraíba entre 2011 e 2019, é cotado para a disputa. Ele já foi vereador e prefeito de João Pessoa, além de deputado estadual. Formado em farmácia, foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Em pesquisa do Instituto Datavox, aparece em primeiro lugar nas intenções de voto no estado.

Ele pode ter como concorrente Efraim Filho (União Brasil), deputado federal pela Paraíba desde 2007. Efraim Filho é neto do ex-deputado federal José Feitosa e de Inácio Bento de Morais, ex-deputado estadual. Advogado e especialista em direito do consumidor, ele se candidatou como vice-prefeito de João Pessoa em 2012, na chapa com Estelizabel Bezerra (PT), mas acabou derrotado.

Outro nome que pode constar nas urnas em outubro é o de Aguinaldo Ribeiro (PP), deputado federal desde 2011. Ele já foi ministro das Cidades e líder do governo de Michel Temer na Câmara dos Deputados, em 2017. Ribeiro também é de uma família de políticos. Seu pai, Enivaldo Ribeiro, foi presidente do Progressistas na Paraíba e prefeito de Campina Grande. Sua mãe, Virgínia Borges, foi prefeita de Pilar, e sua irmã, Daniella Ribeiro (PP), é senadora desde 2019.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (sem partido), vem sendo considerado como o candidato do Planalto ao Senado na Paraíba. Médico cardiologista, ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no biênio 2020-2021. Ainda não há, porém, uma definição.

O vereador de João Pessoa Carlão Pelo Bem (Patriota), ferrenho defensor do presidente Jair Bolsonaro, também é cotado para a disputa pelo Senado. Advogado, ele participou de manifestações contra a vacinação infantil na Paraíba.

Fonte: CNN Brasil.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo