Paraíba supera meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, mas fica abaixo nas etapas seguintes
Estado registra avanço de 0,4 pontos nos anos iniciais, mas desempenho nos anos finais do fundamental e no ensino médio não atinge metas estabelecidas.
A Paraíba obteve resultados mistos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14). Enquanto os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) registraram um avanço significativo, superando a meta estabelecida, os anos finais do fundamental (6º ao 9º ano) e o ensino médio ficaram abaixo das metas projetadas.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Paraíba alcançou 5,7 pontos, um crescimento de 0,4 pontos em relação à meta estabelecida de 5,3 pontos. O resultado destaca o avanço da educação na primeira fase do ensino básico no estado, onde municípios como Coxixola e São Domingos do Cariri se sobressaíram, alcançando 8,2 e 8,0 pontos, respectivamente.
No entanto, o desempenho paraibano nos anos finais do ensino fundamental foi de 4,5 pontos, ficando 1,1 ponto abaixo da meta de 5,6 pontos. Municípios como Cruz do Espírito Santo e Lagoa de Dentro apresentaram os piores resultados, com notas abaixo de 3,0.
O ensino médio também apresentou desafios, com a Paraíba atingindo apenas 4,0 pontos, 0,8 pontos abaixo da meta de 4,8. Em contrapartida, cidades como Nova Palmeira e Carrapateira tiveram os melhores desempenhos, com 5,7 e 5,1 pontos, respectivamente.
Paraíba reflete cenário nacional
O cenário paraibano reflete a situação nacional, onde o Brasil conseguiu superar a meta apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6,0 pontos, enquanto os anos finais e o ensino médio ficaram abaixo das metas projetadas.
O que é o Ideb?
O Ideb é um índice que mede a qualidade da educação no Brasil, utilizando dados de aprovação dos estudantes e médias de desempenho em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Criado em 2007, o indicador estabelece metas para cada estado e unidade escolar.