Paraíba registra maior média de mudança de declaração racial por candidatos que disputarão as eleições deste ano
Dentre as eleições de 2020 e 2024 a Paraíba foi o estado que registrou o maior número de mudança de autodeclaração de cor e raça dos candidatos. Conforme levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado no último domingo (18) 32,4% dos candidatos paraibanos mudaram a cor nos seus registros, acima da média nacional de 24%.
Dos 10.078 candidatos registrados na Paraíba para as eleições de outubro, 3,26 mil alteraram sua declaração de cor/raça no sistema ao registrarem suas novas candidaturas. O número de candidatos que se identificaram como bancos e agora se autodeclaram pardos foi responsável pela maioria das mudanças.
Alguns desses candidatos que se autodeclararam brancos e agora se apresentaram como pardos para este pleito são o candidato à Prefeitura de João Pessoa, Camilo Duarte (PCO), o candidato à Prefeitura de Campina Grande André Ribeiro (PDT) e o candidato a vice-prefeito de João Pessoa Sérgio Queiroz (NOVO).
O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) fez o caminho inverso. Em 2020 declarou ser pardo e nas eleições deste ano afirmou ser branco.