Paraíba é o quinto estado do país com o menor índice de mortes causadas por policiais, aponta levantamento
A Paraíba é o quinto estado do país que apresenta o menor índice de pessoas mortas por policiais em serviço ou em folga. A cada 100 mil habitantes, 17 foram mortas nestas circunstâncias no primeiro semestre desse ano, o que equivale a taxa de 0,4, menor que a do Brasil (1,4). As informações são do Monitor da Violência, realizado pelo G1.
Ainda em relação ao ano de 2018, a posição ocupada pela Paraíba no ranking nacional permaneceu a mesma. A taxa da Paraíba em 2018 foi a 5ª menor do Brasil, mas atingindo o índice de 0,7 por cem mil habitantes. O levantamento também mostra que em 2018 três policiais foram mortos na Paraíba, deixando o estado com a 12ª menor taxa (0,2) de policiais assassinados em serviço, ou fora de serviço.
No Brasil – Em todo o país, segundo o relatório, foram 2.886 pessoas mortas por policiais no primeiro semestre deste ano, um aumento de 4,3% se comparado ao mesmo período em 2018, cujo saldo foi de 2.766 mortes.
Os estados em que há mais ocorrências, no primeiro semestre de 2019, foram Amapá, Rio de Janeiro, Pará, Sergipe e Bahia. Já os que tiveram menos ocorrência foram o Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Tocantins e Paraíba.