ECONOMIA

Pandemia eleva consumo de gás de cozinha e insumo começa a faltar em várias regiões do Brasil

247A quarentena resultante da pandemia do avanço do novo coronavírus no Brasil está afetando o abastecimento de botijões de gás em várias regiões do Brasil.  Em Ceilândia e Taguatinga, no Distrito Federal, por exemplo, o produto acabou após ser comercializado por preços que variavam de R$ 90 a R$ 95, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O insumo também está em falta em regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ainda conforme a reportagem  a falta e botijões de gás também alcança parte do Plano Piloto, que não possui gás encanado em toda asua área de abrangência. A falta do insumo foi constatada em pelo menos 15 distribuidoras do Distrito Federal.

Em nota, o Ministério das Minas e Energia disse que a alta da demanda se deve ao fato das pessoas estarem por mais tempo em casa, devido à quarentena imposta por governos estaduais e municipais, o que levou a uma mudança nos hábitos devido ao isolamento. Ainda segundo o a pasta, a demanda cresceu 23%. “Além do aumento na procura, as famílias também anteciparam suas compras por novos botijões. Esse cenário criou, em determinado momento, uma escassez pontual de GLP”, ressalta a nota.

Para evitar o desabastecimento, a Petrobrás antecipou parte de suas importações de GLP e um primeiro navio aportou no Porto de Santos (SP) com uma carga equivalente a 1,6 milhão de botijões. Uma outra embarcação teria chegado no último dia 6 e um terceiro navio deverá chegar no próximo dia 10.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo