Palmeiras vence o Santos e fica mais perto do título brasileiro
O Palmeiras deixou para trás a eliminação na Taça Libertadores com uma vitória por 3 a 2 no clássico contra o Santos, neste sábado, na arena, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. E não foi nada fácil. Depois de Dudu e Edu Dracena abrirem vantagem no primeiro tempo, o Peixe buscou a igualdade com Copete e Dodô na etapa final, mas Victor Luis marcou em falha de Vanderlei o gol que deixou a equipe de Felipão mais próxima do título nacional. O resultado já garante o Alviverde no mínimo na fase prévia da Libertadores de 2019.
A seis jogos do encerramento do Brasileirão, o Palmeiras soma agora 66 pontos contra 59 do Flamengo – os cariocas enfrentam o São Paulo, domingo, no Morumbi. A fase do Verdão no torneio é excelente. São nada menos do que 17 partidas de invencibilidade – 13 vitórias e quatro empates.
A derrota faz o Santos desperdiçar a oportunidade de aparecer no G-6 do Brasileirão. O Peixe permanece em sétimo, com 46 pontos, mesmo número do Atlético-MG, sexto, derrotado em casa pelo Grêmio nesta rodada. O time dirigido por Cuca pode cair para oitavo caso o Atlético-PR (43 pontos) derrote o Internacional, em Porto Alegre.
O Palmeiras não mostrou qualquer abatimento pela eliminação na Libertadores e controlou o início do jogo. O Verdão explorou bem o lado direito de seu ataque, com Jean e Gustavo Scarpa. Lucas Lima, aos seis, parou em ótima defesa de Vanderlei. O gol não demorou a sair. Aos 13, Jean avançou livre e tocou para Borja finalizar. Vanderlei espalmou, e Dudu completou na pequena área. O Santos não respondeu. Longe disso, fez um péssimo primeiro tempo, totalmente dominado pela marcação e rival. Tanto que foi para os vestiários com apenas uma finalização. O Verdão ainda ampliou o placar aos 39, com Edu Dracena, de cabeça, após cobrança de escanteio.
O Santos melhorou com as entradas de Copete e Bryan Ruiz nas vagas de Rodrygo e Alison, respectivamente. O Peixe descontou logo aos nove minutos. Copete aproveitou falha grotesca de Edu Dracena e marcou. O empate saiu aos 19, em outro vacilo de Dracena que Dodô mandou para as redes. Mesmo sem conseguir manter ritmo do primeiro tempo, o Palmeiras chegou ao gol da vitória com ajuda do goleiro Vanderlei, aos 35. Victor Luis bateu, falta a bola desviou em González, e o goleiro aceitou. O Peixe ainda foi para cima. Gabigol e Sánchez não concluíram o cruzamento da esquerda que atravessou toda a pequena área. O Alvinegro ainda perdeu Diego Pituca, expulso aos 34 minutos por dar uma cotovelada em Scarpa – ele já tinha cartão amarelo.
Ao anotar o primeiro gol do Palmeiras contra o Santos, Dudu empatou com Vágner Love como o maior artilheiro do Palmeiras neste século, com 54 gols em 223 partidas pelo clube. O camisa 7 é o jogador que mais anotou gols na arena – 23.O gol também fez o Santos entrar para a lista das maiores vítimas do atacante. Este foi o quarto gol anotado por Dudu contra o rival – mesmo número que ele fez contra Vitória e Novorizontino.
GE